[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um grupo de crianças e adolescentes do bairro Santa Maria entregou na manhã dessa sexta-feira, dia 21, o fanzine ´Se Liga!´ sobre a vida em sua comunidade e uma carta de sugestões e reivindicações ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Os trabalhos são resultados da primeira oficina de Comunicação realizada pela ONG Missão Criança Aracaju (MCA) com 15 jovens, entre 11 e 16 anos, integrantes do projeto Recriando Caminhos. Na oportunidade, o prefeito mostrou aos meninos e meninas as instalações do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos e explicou o funcionamento da administração municipal.

“Esse é um trabalho extraordinário da Missão Criança, porque leva o conhecimento e a informação para as áreas que mais necessitam da presença das instituições para que a comunidade comece a operar as mudanças necessárias. Ao tratar de temas como violência, cidadania e ecologia com as crianças, você começa a formar cidadãos pela base”, disse o prefeito Edvaldo Nogueira ao elogiar a qualidade do material produzido. “Para nós é uma alegria muito grande fazer parte desta interação e ver a crianças tendo acesso ao debate, à discussão. Vale à pena investir nelas, que serão nossos cidadãos do futuro”, acrescentou.

O prefeito explicou aos jovens a história do bairro Santa Maria e as condições precárias em que ele foi construído, e destacou as intervenções que a Prefeitura de Aracaju já realizou e continua realizando no local: a recuperação do Morro do Avião, a drenagem e pavimentação completas do conjunto Padre Pedro, a construção da Escola Vitória de Santa Maria, duas avenidas e casas populares em parceria com a Petrobras, além da Unidade de Saúde Celso Daniel e da praça Padre Melo, construídas há mais de três anos. “É claro que como tem muita coisa para ser feita, não conseguimos fazer tudo; mas continuamos trabalhando intensamente”, falou o prefeito.

A oficina de fanzine foi realizada entre 03 e 14 de julho na Escola Municipal General Freitas Brandão, no bairro Suíssa, sob o comando da jornalista Kadydja Albuquerque. “Eles encararam muito bem o desafio de conhecer e formar um novo olhar sobre a comunicação e chegaram a produzir fanzines e entrevistas espontaneamente. O produto final de tudo isso foi o fanzine SE LIGA!, em que eles mostram que desenvolveram um olhar mais crítico da mídia e discutem temas do cotidiano como violência sexual, voto consciente e ecologia”, explicou Kadydja.

“A gente falou sobre a cidade, nossos direitos e deveres e sobre o que precisamos no bairro. O prefeito deve saber o que tem que fazer a nós estamos aqui ajudando e agindo como cidadãos”, contou Adriano Santana, de apenas 13 anos. Segundo o estudante, a carta entregue ao prefeito foi resultado de uma plenária de debates realizada em seu grupo nos moldes do Orçamento Participativo. Para Sidney Araújo, de 11 anos, conhecer a administração municipal foi uma experiência única. “Eu pensei que a prefeitura era longe, mas é muito perto da gente. Eu adorei conhecer tudo e aprender como é que o prefeito trabalha”, declarou.

Todas as sextas-feiras os alunos das oficinas se reúnem na sede da MCA para debater temas transversais específicos para a construção da cidadania. Daqui a três semanas o grupo vai participar de uma oficina de rádio e, em seguida, de outra sobre vídeo. Na próxima segunda-feira, dia 24, outra turma de alunos dos bairros Santa Maria e Cidade Nova vai começar a estudar as potencialidades do rádio em parceria com o Centro de Estudos Casa Curta-SE.

As oficinas são financiadas pela Unesco através do programa Criança Esperança, da Rede Globo. Os secretários Bosco Rolemberg (chefe de Gabinete do prefeito) e Rômulo Rodrigues (Participação Popular) também participaram do encontro, que terminou com um lanche servido para todos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.