Jovens apresentam propostas específicas para o Orçamento Participativo
Para elaborar uma política pública municipal que atenda os anseios da juventude, a plenária de ontem contou com vários representantes das entidades estudantis. Entre elas, a União da Juventude Socialista (UJS), os Diretórios Centrais dos Estudantis da UNIT e UFS, União Sergipana de Estudantis Secundaristas (USES) e Grêmios de escolas públicas.
Para o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, nenhum movimento organizado não teria se consolidado sem a participação da juventude. “Os movimentos só alcançariam os objetivos com a energia e inquietação dos jovens que lutam por uma sociedade mais justa. O poder público precisa aproveitar essa vontade de mudança da juventude e transformar em ações concretas essas propostas”, afirma o vice-prefeito.
Edvaldo aproveitou a ocasião para tratar também de outros temas de grande importância para a parcela de jovens de Aracaju. “Essa plenária temática é importante para discutir uma política pública que promova o desenvolvimento da juventude, por exemplo, a política do primeiro emprego”, salienta.
Os estudantes agradeceram a prefeitura pela preocupação de discutir políticas públicas para juventude. “Era comum poder público se omitir da questão ou decidir sem nos consultar sobre nossos desejos. O Orçamento Participativo está de parabéns pela iniciativa inédita em nosso Estado de realizar um fórum para discutir os problemas da juventude na sociedade moderna”, afirma Rogério Alves, representante da UNE em Sergipe.
As cinco demandas solicitadas foram: 1) Programas e incentivo à cultura, esporte e a arte nas escolas dando espaço para o jovem participar de cursos de artes plásticas, dança, teatro e música; 2) Efetivação da lei de meia entrada e liberação do passe escolar aos domingos e feriados; 3) Promover periodicamente eventos esportivos em todos os bairros priorizando a construção de campos de futebol, quadras e pistas de Skate (HALF), valorizando também a produção artística e cultural dos jovens, viabilizando cursos que estimulem o aprendizado de técnicas musicais; 4) ampliação do programa de capacitação de jovens com perspectiva profissional de encaminhamento do primeiro emprego e 5) Criação de casas de juventude (destinada a educação sexual, profissional, expressões culturais, emprego e renda.
Delegados eleitos da Plenária
Delegados Titulares
– Jeilson Souza Santos
– José da Conceição Lima dos Santos
– Irlan Clécio dos Santos
– Kleber Luiz Ferreira
– Alexandre Dos Passos Neto
– Kellington Barbosa
– Tamires Ribeiro Menezes
– Clautenes dos Santos da Silva
Delegados Suplentes
– Manuela da Conceição Souza
– Fabio Salviano Lima Xavier
– Alexandre Batista dos Santos
– Regiane Luz Pagano
– Fabiano Costa Santos
– Adriana de Souza Borges
– Jailson Bispo da Silva
Demandas dos Portadores de Necessidades Especiais – PNE
01- Criação de políticas de incentivo ao primeiro emprego no município para deficientes auditivos;
02- Programa de capacitação para a comunicação entre professores e alunos deficientes auditivos na rede municipal;
03- Cursos profissionalizantes para deficientes auditivos;
04- Criação de centro de apoio para atender deficientes auditivos;
05- Criação de políticas de cultura e arte que envolva deficientes auditivos.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Jovens apresentam propostas específicas para o Orçamento Participativo – Fotos: Márcio Garcez