[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na terça-feira, 15, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Macedo Sobral, recebeu a visita de secretários municipais de Agricultura do Alto Sertão sergipano. A oportunidade proporcionou a abertura de um diálogo direto ensejando colocações sobre as políticas públicas na região; discussão sobre abatedouros; funcionamento de queijarias de agricultores familiares; potencialização na produção de leite, assim como a sugestão do secretário José Sobral em realizar, no final do mês de abril, um Fórum Estadual de Secretários Municipais de Agricultura para propiciar uma discussão abrangente a todas as atividades do setor.

O secretário municipal de Agricultura de Canindé do São Francisco, Everaldo Nunes Lima Everaldo Lima, ressaltou a importância de encontros periódicos com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e suas vinculadas, para a discussão de propostas e de trabalhos com as secretarias municipais. Everaldo destacou sobre essa possibilidade, adiantando que as necessidades do meio rural são do conhecimento maior de quem ali vive e trabalha.

Além disso, o secretário argumentou sobre a distribuição de sementes e sobre a mecanização agrícola disponibilizada pelo Governo do Estado, tendo em vista já ter acontecido a perda de prazos, o que torna sem efeito essa ajuda governamental, muitas  vezes prejudicada pela burocracia na tramitação. “É preciso agilidade, pois o atraso pode inviabilizar o processo do plantio e, consequentemente, prejudicar a produção, com consequências para os municípios e para o próprio Estrado de Sergipe”, disse Everaldo.

Necessidades dos municípios

O secretário José Sobral escutou todos os secretários presentes quanto às necessidades de cada município, destacando não apenas os aspectos da comercialização da produção, mas também se dispôs a uma avaliação do programa de sementes em razão da segurança alimentar das pessoas e dos animais – notadamente em se tratando de uma região com injunções climáticas específicas, onde predomina a produção em sequeiro pelas limitantes de projetos de irrigação.

Sobral sugeriu ainda estudos para possibilitar projetos pequenos a partir da organização de agricultores familiares que detenham áreas vizinhas, que possibilitem assim de forma racional a concepção de programas de irrigação, aproveitando os recursos naturais existentes e até mesmo a perfuração de poços que possam suprir as necessidades de água. O secretário de Estado da Agricultura ressaltou que a distribuição de sementes tem como prioridade atender ao pequeno produtor e que a produção de milho está atrelada à procura das empresas, constituindo-se questão de mercado.

“Esse encontro com representantes municipais é de grande valia para se discutir essas questões, buscar alternativas e priorizar ações e atividades, assim como a diversificação de culturas em todo o estado, a exemplo da cultura do algodão, aproveitando-se a oferta de preço pelo mercado internacional. Além disso, estamos preocupados em viabilizar e racionalizar o funcionamento das pequenas queijarias da região sertaneja, adequando-as às normativas legais, devendo-se porém levar em conta, sobretudo, a manutenção da Bacia Leiteira, assim como a criação de pequenos animais”, observou José Sobral.

O secretário solicitou ao assessor técnico da Seagri, João Amaral, que fosse providenciada a realização do I Fórum Estadual de Secretários Municipais de Agricultura, possibilitando assim uma abertura mais abrangente de discussão das demandas específicas de todas as regiões de Sergipe, a ser realizado no final do mês de abril. Os secretários municipais agradeceram a atenção do secretário José Sobral, sendo ressaltada a sua receptividade a esses encontros, que segundo eles se tornam necessários para o equacionamento de problemas no âmbito municipal, em cada região.

Presenças

Participaram da visita os secretários municipais de Agricultura de Canindé do São Francisco, Everaldo Nunes Lima; de Nossa Senhora de Lourdes, Michel de Lima Farias; de Nossa Senhora da Glória, Lenaldo Leite dos Santos; de Porto da Folha, João Rivaldo Lima; de Monte Alegre, Fábio Weber Souza Costa; de Poço Redondo, José Sílvio de Jesus; e de Gararu, Cleber Damião dos Santos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.