[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No Desfile Cívico da Rede Municipal de Educação, os diversos métodos para o desenvolvimento da ginástica, os atletas sergipanos e nacionais que conquistaram medalhas e todas as versões das olimpíadas modernas foram apresentadas ao público, a exemplo dos jogos de Berlim -1936-, Moscou em 1980 e Barcelona em 1982.

Uma das presenças que mais chamou a atenção de quem esteve na Rua Bahia durante toda a manhã de ontem foi a da ginasta Larissa Barata, que desfilou junto com as atletas de Ginástica Rítmica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, onde é desenvolvido o projeto Ginástica Escola Aberta.

Os mascotes e as roupas típicas dos países que sediaram as competições também estiveram presentes na avenida. “Nunca vi nada tão bonito, este é o segundo ano que prestigio um desfile bem feito, bem organizado e com coisas belíssimas”, declarou a dona de casa Maria José Santos, moradora da Rua Bahia há mais de 30 anos.

Ela acompanhou de perto todas as edições do desfile cívico da rede municipal de ensino, iniciados nos primeiros anos da década de 70, durante a gestão do então prefeito Cleovansóstenes Pereira de Aguiar. Dentre as várias modalidades e competições homenageadas pelos alunos estiveram a corrida 17 de março, realizada anualmente para lembrar a mudança da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju.

Alunos vestidos com roupas utilizadas na prática do judô, karatê, taekwondo, boxe, capoeira, natação e automobilismo compuseram diversos pelotões. Membros da federação sergipana de ciclismo também estiveram na avenida fazendo apresentações das modalidades competitivas, como a bmx.

Outros esportes muito explorados foram os que utilizam a bola como instrumento principal, a exemplo do futebol, handball e vôlei. Atletas e ex-atletas de algumas modalidades desfilaram, a exemplo da coordenadora geral da EMEF. Dom José Vicente Távora, Maria Auxiliadora, primeira sergipana a integrar a seleção brasileira de handball, na década de 80.

As brincadeiras de rua e de calçada, a exemplo da pipa, elástico e bola de gude não foram esquecidas durante o evento. “Acho legal estar representando algo que conheço muito bem, como as brincadeiras de rua”, comentou um dos alunos da EMEF. Manoel Bomfim, que apresentou no desfile todos os aspectos deste tipo de atividade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.