Jackson visita novo espaço de urgência do Ipesaúde no Hospital São José
O beneficiário do Ipesaúde tem agora mais um local de atendimento em Aracaju, a urgência do Hospital São José, localizado na avenida João Ribeiro, no bairro Santo Antônio. O novo espaço recebeu a visita nesta manhã de segunda-feira, 16, do governador Jackson Barreto que quis verificar ‘in loco’ onde serão atendidos os beneficiários do Instituto.
A assinatura do convênio atendeu a uma determinação do governador Jackson Barreto, que tem o objetivo de ampliar a oferta de profissionais e procedimentos, permitindo que o beneficiário possa definir, a seu critério, onde deseja ser atendido e oferecer mais conforto aos servidores públicos e seus dependentes.
Jackson Barreto gostou do que viu e aprovou a escolha da diretoria do Ipesaúde. “A direção do Ipesaúde nos apresenta uma casa em condições de prestar atendimento aos segurados do instituto. O local oferece conforto e a segurança de um melhor tratamento, o que demonstra o nosso respeito aos servidores públicos. Aqui houve preocupação fundamental para com a vida e saúde dos segurados. Tenho certeza que é uma conquista dos servidores”, observou.
Visando atender rapidamente os beneficiários e dependentes destes, a direção do Hospital São José reservou parte de sua estrutura exclusivamente para os pacientes assistidos pelo Ipesaúde. A Urgência do São José oferece consultórios médicos, salas de estabilização clínica e de sutura, nove leitos distribuídos por quatro enfermarias, dois médicos por turno de atendimento, 15 profissionais de enfermagem e ambulância para possível remoção do paciente.
O diretor de Promoção a Saúde do Ipesaúde, Rilton Morais explicou que a ampliação do atendimento de urgência dos beneficiários do instituto faz parte de um processo de crescimento dos pontos de atendimento. “Continuamos com o Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), que funciona anexo ao Hospital da Polícia Militar, em Aracaju, e agora temos um novo ponto de atendimento. Uma das queixas dos beneficiários é o tempo de espera e o espaço insuficiente, então, nosso objetivo é atender melhor o beneficiário”, destacou.
No SPA atualmente há oito leitos de observação, com o Hospital São José mais 14 foram disponibilizados. O Ipesaúde tem 125 mil beneficiários entre ativos, inativos e dependentes e no SPA 4,8 mil pessoas são atendidos por mês. No novo local existe capacidade para atender 3 mil beneficiários mensalmente.
Novos pontos de atendimento
De acordo com o diretor-presidente do Ipesaúde, Lauro Seixas, a ampliação do atendimento de urgência, além de permitir que os beneficiários possam escolher o local para ser medicado, permitirá que o local escolhido seja mais próximo de sua residência, para tanto, serão firmados convênio com outros hospitais de Aracaju para atendimento de urgência.
“Além da comodidade para os beneficiários, os convênios com o Hospital São José e outras unidades de saúde vão reduzir as despesas que o Instituto tem hoje com o atendimento de urgência”, ressaltou.
O Ipesaúde
Originário do antigo Montepio dos Funcionários Públicos da Província de Sergipe (1881), o Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Ipes) foi criado no Governo Luiz Garcia pela Lei 1.091, de 16 de dezembro de 1961. Vinculado à Secretaria de Administração, a Autarquia tinha como objetivos oferecer previdência e assistência médica e odontológica aos servidores públicos estaduais e seus dependentes.
A Lei 5.853 publicada em 30 de março de 2006 criou o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), e em decorrência extinguiu o Ipes.
Entrando em operação efetivamente em 11 de outubro de 2006 como Autarquia, o Ipesaúde tem por finalidade essencial a realização de ações de medicina preventiva e curativa, a serem desenvolvidas mediante aplicação de programas de assistência médica, ambulatorial e hospitalar, por meio de serviços próprios, e, se necessário, complementados por meio de entidades e/ou unidades de saúde credenciadas, abrangendo, ainda, programa básico de atendimento odontológico.
Os beneficiários do Ipesaúde são os servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo ou empregos, e de postos ou graduações policiais-militares ou bombeiros-militares, integrantes dos Quadros de Pessoal dos Órgãos da Administração Direta, dos Poderes Constituídos do Estado de Sergipe, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual, e das Autarquias e Fundações Públicas Estaduais, ativos e inativos, civis ou militares, bem como dos pensionistas resultantes dos mesmos servidores, além dos servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais que façam adesão ao Plano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson visita novo espaço de urgência do Ipesaúde no Hospital São José – Foto: Marcos Rodrigues/ASN