[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No final da tarde desta segunda-feira, 27, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, foi agraciado com o troféu “Melhores 2012”, na categoria “Personalidade Política” numa eleição promovida pela Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (Fecs), realizada de 5 de abril a 10 de maio de 2012, na pesquisa envolvendo os presidentes de 40 entidades comunitárias da grande Aracaju, e um total de mais de 2000 entrevistados em diversos bairros da periferia da capital. O prêmio foi entregue numa concorrida solenidade realizada no Instituto Histórico e Geográfico da Capital, contando com autoridades, profissionais de diversos segmentos, políticos e representantes de instituições da sociedade civil.

Foram premiados os escolhidos em 26 diferentes categorias envolvendo atuação profissional em variados segmentos, instituições de assistência social, comunicação, ação institucional e atuação política nos poderes Legislativo e Executivo. “Este é o reconhecimento fruto de uma lembrança do povo da periferia por quem dedicou toda a sua vida pública às necessidades dos menos favorecidos. Procurei, na minha atuação como vereador e, sobretudo, quando fui eleito pela primeira vez prefeito da capital, em 1985, dedicar o meu mandato para dotar de infraestrutura os bairros periféricos de Aracaju. Hoje, ao se chegar ao Japaõzinho, Alto da Jaqueira, 18 do Forte, Santos Dumont, Bugio, Cidade Nova, Castelo Branco, dentre muitos outros bairros, estão lá as marcas da nossa administração”, afirmou Jackson Barreto, ao receber o troféu das mãos do presidente da Associação dos Moradores do conjunto Tiradentes, Francisco Soares.

“Lá também, no conjunto Tiradentes, realizamos um grande trabalho tanto na minha administração, como na administração do prefeito João Gama (1997-2000), contando com  a participação decisiva de Chico e de outros companheiros que trabalham em prol da comunidade, a exemplo da edificação da praça Ronaldo Calumby Barreto”, relembrou o governador em exercício, enaltecendo o trabalho do líder comunitário que o entregou o prêmio.

Reconhecimento

De pronto, o líder comunitário do conjunto Tiradentes fez questão de confirmar a importância da atuação de Jackson Barreto para a conquista de diversos benefícios para a comunidade. “Se não fosse o trabalho de Jackson não teríamos aquela praça, que é um ponto de convivência para toda a comunidade, além de  diversas obras de calçamento e drenagem na região. O conjunto Tiradentes não seria o que é hoje sem o trabalho de Jackson Barreto”, reconheceu o presidente.

O governador em exercício, em tom emocionado, também relembrou o seu esforço para promover a construção de 23 escolas no município de Aracaju, sobretudo em bairros da periferia, oferecendo educação de qualidade a quem se encontrava em plena exclusão. “A construção de 23 escolas, oferecendo merenda de qualidade e professores concursados, em um mandato não é um feito que deve ser só comemorado. Isto é um atestado de incompetência dos meus antecessores, prefeitos escolhidos pela ditadura, e que não tinham compromisso com o social. O motivo da minha alegria e orgulho é continuar tendo a certeza de que a população da periferia não esquece o trabalho realizado e reconhece a importância das diversas obras que realizamos”, sentenciou Jackson Barreto, ao relembrar uma pesquisa que, à época, detectou que haviam 14 mil crianças entre 7 e 14 anos fora da escola em Aracaju.

“Eu sou um filho da escola pública e oriundo das classes menos favorecidas. Eu sei a importância e o papel transformador da educação numa pessoa carente. Por isso, enfrentei diversas dificuldades mas busquei cumprir o meu compromisso em oferecer educação de qualidade e infraestrutura para dar dignidade aos moradores da  periferia de Aracaju”, complementou  o governador em exercício.

Papel Histórico

Já o presidente da Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe, Manoel Barros, destacou a importância do reconhecimento às personalidades que contribuíram e contribuem com a qualidade de vida das comunidades carentes na grande Aracaju. “Este prêmio tem justamente o papel de promover o reconhecimento aos políticos, profissionais e representantes de instituições que marcam a sua atuação pelo compromisso com os menos favorecidos. O reconhecimento ao trabalho de Jackson Barreto nada mais é do que uma justa homenagem a quem deu, dá e continuará oferecendo uma contribuição histórica para a população carente da capital e de todo o estado de Sergipe. Ele é um homem de visão social porque conhece de perto as privações que a população pobre vive no seu dia a dia, e sempre buscou dar a sua colaboração”, destacou Manoel Barros.

Quem também foi agraciado com o prêmio “Melhores de 2012” na categoria “Melhor Secretário de Estado”, foi o engenheiro Valmor Barbosa, secretário de Estado da Infraestrutura, que agradeceu a homenagem e se comprometeu a continuar avançando no seu trabalho. “Contar com esse reconhecimento é motivo de orgulho para qualquer gestor público. Esta é a maior prova de que estamos no caminho certo e vamos continuar avançando”, assegurou o secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.