Jackson participa da posse do desembargador José dos Anjos no TJ/SE
“É o mais belo exemplo de que a educação é o grande instrumento de inclusão social”. Assim o governador em exercício, Jackson Barreto, descreveu sua impressão ao presenciar a posse do juiz de Direito José dos Anjos no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). O ato ocorreu na sede do órgão, em solenidade ocorrida ao final da tarde desta terça, 9, com a presença de familiares e diversas autoridades sergipanas.
De acordo com o governador, a maior prova do merecimento do novo desembargador está em sua trajetória de vida. “Sem dúvida alguma ele serve de modelo e exemplo para a juventude sergipana, para que os filhos do povo compreendam que podem chegar lá. Basta ter como meta na sua vida a educação, a escola, e foi isso que o Dr. José dos Anjos fez”, ressaltou Jackson, descrevendo o desembargador como “um homem sério, competente e qualificado”.
Ainda conforme o governador em exercício, o desembargador José dos Anjos irá consolidar o TJ de Sergipe como um modelo nacional. “Quando o Tribunal de Justiça de Sergipe recebeu um elogio da ministra Eliana Calmon, eu me senti emocionado, orgulhoso de ser sergipano e ter aqui o melhor Tribunal de Justiça do país pela qualidade do seu trabalho, rapidez de suas ações e honradez na composição de seus membros”, colocou.
Já o novo desembargador se disse honrado por alcançar o mais alto grau da magistratura de Sergipe. “É um momento glorioso para a minha vida pessoal. O meu projeto principal é atender as metas estabelecidas pelo CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e pelo próprio TJ. Se eu tiver o privilégio de manter essa performance do TJ, com a justiça célere, o atendimento pleno ao cidadão, eu realmente ficarei feliz. Minha grande meta é me inserir nesse contexto, para manter a posição do Tribunal de Justiça a nível nacional”, destacou.
José dos Anjos foi escolhido após formação da lista tríplice pelo critério de merecimento, na sessão administrativa do Pleno do dia 26/09. Ele atingiu a maior pontuação (1.144,10) relativa aos cinco critérios exigidos pela Resolução 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ocupará a vaga aberta após aposentadoria compulsória do desembargador José Alves Neto, no mês de julho.
Após ser empossado, o desembargador ainda foi saudado em discursos pela desembargadora Geni Schuster, pelo presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, juiz Gustavo Adolfo Plech, e pelo presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Nascimento. Já o procurador José Carlos de Oliveira Filho saudou o empossado representando o procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel.
Biografia
José dos Anjos nasceu em 27/08/1947, no município de Maruim. Fez o ensino fundamental em Aracaju no Grupo Escolar José Augusto Ferraz (1960) e na Escola Industrial de Aracaju (1965). Técnico de Estradas e Rodagens pela Escola Técnica Federal de Sergipe (1968), possui também o curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Sergipe (1969).
Graduou-se em Pedagogia (1973) e em Ciências Jurídicas (1982) pela Universidade Federal de Sergipe. Atuou como pedagogo nas redes Federal, Estadual e Particular de ensino. Em 1976, assumiu as funções de Diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. No âmbito judicial, José dos Anjos militou como advogado até 1988. Como Juiz do TJ/SE tomou posse no dia 26/11/1989 e atuou nas Comarcas de Carira, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana. Em Aracaju, a partir de 1996, assumiu a 19ª Vara Cível (Fazenda Pública).
Foi juiz suplente do TRE/SE e membro titular no biênio 2007/2009. Também atuou como juiz eleitoral quando da titularidade das diversas comarcas, inclusive nas eleições de Canindé de São Francisco e Campo do Brito. O Juiz José dos Anjos integrou a Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e Interior. Substituiu desembargadores no Pleno do TJSE, em decorrência de férias dos membros do colegiado.
Até a escolha para compor a Corte da Justiça, José dos Anjos era o Titular do Juizado Especial da Fazenda Pública.
- Jackson participa da posse do desembargador José dos Anjos no TJ/SE –