[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No início da noite desta segunda-feira, 21, o vice-governador Jackson Barreto coordenou uma reunião preparatória para o anúncio de medidas emergenciais contra a seca que ocorrerá numa ampla reunião na próxima quarta-feira, 23, no município de Poço Redondo. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio, contando com o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, secretários de Estado e membros da administração estadual.

De acordo com Jackson Barreto, a grande premissa é assegurar que todas as ações estejam sincronizadas entre as pautas apresentadas pelas prefeituras, o Governo do Estado e as ações do Governo Federal. “Estamos nos preparando para oferecer respostas a todas as demandas dos municípios, sobretudo os que já estão enfrentando situação de emergência”, enfatizou o vice-governador.

Segundo ele, o Comitê Integrado de Combate à Seca criado no Governo do Estado discutiu item por item e está buscando soluções efetivas que atendam a todos os pleitos. “Estamos buscando dinamizar a ajuda para alimentação humana nas localidades mais carentes, avaliando os financiamentos para alimentação de animais, o aumento da oferta de água, recursos para manutenção e limpeza de açudes, poços, aguadas e barragens, horas de trator para que sejam realizados esses serviços, o estudo da ampliação da distribuição de água pela Deso nas regiões atingidas, as ações para manutenção do rebanho e redução de perdas na bacia leiteira, dentre diversas outras questões e obras estruturantes”, explicou Jackson Barreto.

Efetividade

Além dos itens da pauta, o vice-governador destacou a interação que o governador Marcelo Déda está buscando estabelecer junto ao Ministério da Integração Nacional para assegurar a efetivação das medidas já anunciadas, inclusive, com a presença da presidenta Dilma em Sergipe. “O governador já está em contato direto com o ministro Fernando Bezerra e técnicos do ministério para agilizar esses procedimentos. Nossa intenção aqui nesse encontro é assegurar as medidas concretas para que o governador Marcelo Déda possa anunciar na quarta-feira”, justificou Jackson.

Ainda de acordo com Jackson, o Governo do Estado já vem executando diversas iniciativas, a exemplo do programa Sergipe Solidário, sob a coordenação da primeira dama e secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino. “O governador não está começando este trabalho agora. Esta luta já vem desde o mês de dezembro, coordenado pela primeira dama, Eliane Aquino. Ocorre que da situação à época, onde seis municípios decretaram Estado de Emergência, hoje já estamos com 18 municípios nessa situação e, consequentemente, todas as ações tiveram de ser redimensionadas”, esclareceu Jackson.

Ação Importante

O prefeito de Poço Redondo destacou a importância das ações efetivadas pelo Governo do Estado diante da situação enfrentada no Alto Sertão. “Essa é uma medida positiva do Governo do Estado e não temos dúvida de que o governador Marcelo Déda será bem recebido na região. Aquilo que discutimos agora, e tudo que será anunciado na quarta-feira, são medidas fundamentais e todos nós temos uma grande expectativa, pois o sofrimento da população é intenso”, destacou o prefeito, ao anunciar que toda uma mobilização já foi realizada para garantir a presença dos prefeitos, presidentes de associações, sindicatos e outros movimentos dos trabalhadores do campo.

Participaram da reunião, os secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto; da Agricultura, José Sobral; da Articulação com os Municípios, Jorge Araújo, além do secretário adjunto da Comunicação, José Sales Neto, e o chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Ednilson Guimarães.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.