[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite dessa quarta-feira, 11, o governador em exercício, Jackson Barreto, participou da cerimônia de passagem de comando do 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande, no Quartel do 28º BC, localizado no bairro 18 do Forte.  Na ocasião, o tenente coronel da Arma de Infantaria, Sebastião Roberto de Oliveira, assumiu o cargo, ocupado anteriormente pelo coronel de Infantaria Jefferson Hernandes.

A cerimônia de passagem de comando é um evento que ocorre a cada dois anos nas organizações militares. “A cada dois anos os oficiais que realizaram o comando são substituídos por outro. O exército é uma instituição com uma cultura muito forte, assim os projetos e as diretrizes permanecem as mesmas, obviamente existe a ação do comandante, mas a diretriz base de comando é mantida”, explicou o Cel. Jefferson, acrescentando uma característica diferencial para a unidade da qual se despede.  “O que mais marca esta unidade é a interação que temos com a cidade e com o Estado. Acredito que em poucas unidades do exército o comandante tenha essa oportunidade de ter esse estreitamento tão grande, tanto com os poderes instituídos do estado, quanto com a população”.

Antes da solenidade oficial o governador acompanhou a inauguração da foto do Cel. Jefferson na Galeria dos Comandantes do órgão.  “Foi uma alegria muito grande ter comandado o 28º Batalhão de Caçadores, uma unidade tradicional do Exército, que se encontra em território aracajuano desde 1917. Minha missão foi muito bem cumprida, graças ao apoio dos meus oficiais, dos meus sargentos e a colaboração da sociedade sergipana”, afirmou o coronel, que esteve à frente do 28º BC nos últimos dois anos.

Segundo o governador em exercício, esta é uma prática permanente do Exército, que visa o fortalecimento do quadro de oficiais que têm vindo a Sergipe realizar sua tarefa com muita competência. “Como governador em exercício estou cumprindo o papel de receber o novo comandante, desejando-lhe que seja bem vindo ao nosso estado e oferecendo nossa despedida e gratidão ao antigo comandante. É muito honroso está aqui acompanhando a mudança do comando, na presença do nosso querido amigo general Gonçalves Dias, numa prova de muito prestígio para esta unidade e para o povo sergipano,” disse Jackson.

Para o comandante da 6ª Região Militar, responsável pelos estados da Bahia e Sergipe, general de divisão Marco Edson Gonçalves Dias, que presidiu a cerimônia ao lado do governador, a solenidade representa a conservação das tradições da organização. “A família e o povo vivem tradições, assim como nós. Viver tradições é olhar o passado e se projetar no futuro. Devemos cultuar esses valores, pois assim estaremos cultuando os valores éticos morais para as famílias, entidades e para o país”, esclareceu.

Novo comandante

Mineiro, da cidade de Formiga, o tenente coronel Sebastião Roberto de Oliveira, 45, já participou de diversas e importantes missões ao longo dos seus 30 anos de carreira militar. Entre elas, integrou o batalhão argentino na Força das Nações Unidas para a manutenção da paz no Chipre, país geograficamente asiático, mas considerada parte da Europa por razões culturais e históricas.

Foi promovido ao posto atual, em 31 de agosto de 2008.  Antes de receber o cargo de comandante do 28º BC, encontrava-se servindo na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti, em Porto Príncipe, capital haitiana.

Ao assumir o comando da instituição o tenente coronel Roberto declarou que o objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Cel. Jefferson. “Tenho a honra de comandar o 28º Batalhão de Caçadores, uma unidade tradicional do Exército brasileiro, localizada no estado de Sergipe. Esperamos uma ótima integração com a sociedade, pois estamos prontos para servi-la”, disse o novo comandante.

 Batalhão

O 28º Batalhão de Caçadores foi criado no Brasil Império, em 28 de fevereiro de 1838, na cidade de Desterro, atual Florianópolis, em Santa Catarina. Recebeu, naquela oportunidade, a denominação de 1º Batalhão de Caçadores. Ao longo do tempo mudou sua nomeação e suas sedes, passando pelo Rio de Janeiro (9º BC e, posteriormente, 8º BC); Cuiabá (8º Batalhão de Infantaria e em seguida 14º Batalhão de Infantaria).

Em 7 de março de 1917, o 14º Batalhão de Infantaria, já com a denominação de 41º Batalhão de Caçadores, foi transferido para a cidade de Aracaju, onde ocupou inicialmente as instalações, hoje desativadas, do Hotel Palace, em frente à Praça General Valadão.

Em 18 de janeiro de 1943, já com a denominação atual, passou a ocupar as atuais instalações de seu aquartelamento, na colina dos 18 do Forte. O 28º Batalhão de Caçadores, ainda como 8º Batalhão de Caçadores, participou de diversas campanhas na Guerra da Tríplice Aliança. Ressalta-se a sua participação nas Batalhas de Passo da Pátria, Tuiuti, Humaitá, Itororó, Lomas Valentinas, Angustura, Avaí e Peribebuí.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.