Jackson Barreto discute investimentos para Sergipe com comissão do BID
No início da noite desta quinta-feira, 19, o governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu os representantes de uma comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A comissão é capitaneada pelo gerente do Departamento de Países do Cone Sul, José Luis Lupo Flores,e está em Sergipe cumprindo etapas necessárias para avaliação dos projetos de parceria entre o Governo do Estado e a instituição. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio.
De acordo com o governador em exercício, a visita da comissão do BID é motivo de orgulho para o Governo de Sergipe, uma vez que consolida a perspectiva de investimentos que vão gerar impulso econômico e benefícios para a população sergipana.
“Esta é uma visita de extrema importância que conta com a participação do gerente do Departamento de Países do Cone Sul, José Luis Flores, e a representante do banco para o Brasil, Daniela Carrera-Marquis. Eles avaliaram ações e contratos que assinamos com a instituição, trazendo perspectivas positivas para a efetivação de novas medidas”, destacou Jackson Barreto.
O governador em exercício ressaltou a importância de projetos como o Prodetur, onde há obras e ações de relevância estratégica. “Em breve, assinaremos a ordem de serviço para a rodovia para a praia do Crasto, ligando a sede do município de Santa Luzia do Itanhy à praia, além de recursos para o Promofaz, que visa modernizar a estrutura de arrecadação e elevar a autoestima dos servidores do Fisco, além de facilitar a vida dos contribuintes e impedir a ação dos sonegadores”, mencionou Jackson Barreto.
Investimento em Saúde
O governador também contextualizou a importância do programa Proredes, que promoverá uma revolução no panorama de aspectos relacionados com a saúde em Sergipe. “Este é um projeto que está na Assembleia Legislativa e é muito importante para a melhoria das condições de saúde da população, inclusive consolidando a reforma sanitária e garantindo o sucesso do acesso e qualificação da assistência”, detalhou.
Esse projeto tem o valor de US$ 140 milhões e ainda aguarda a apreciação da Assembleia Legislativa. “Temos consciência de que os nossos deputados sabem perfeitamente a importância desses recursos para serem aplicados na área da saúde”, complementou.
Jackson Barreto lembrou ainda da importância da consolidação do Prodetur, onde os projetos sergipanos foram contemplados nas áreas definidas como ‘pólo Costa dos Coqueiros’ e ‘Velho Chico’, abrangendo 30 municípios sergipanos.
“As intervenções que estão sendo feitas na área do turismo poderão gerar cerca de quatro mil empregos, um aumento de renda da população beneficiada e, sem dúvida alguma contribui para o desenvolvimento do estado. Por isso, esta é uma visita que considero muito importante e honrosa para Sergipe. Receber o BID é mostrar os canais sempre abertos para novos investimentos, além de mostrar que as metas constantes nos contratos que assinamos estão sendo cumpridas”, salientou Jackson Barreto.
Missão
Já o gerente do Departamento de Países do Cone Sul, José Luis Lupo Flores, considerou muito importante e produtivo este contato com o chefe do Executivo. “Foi muito importante esta visita e este encontro, já que o BID tem trabalhado projetos com o Estado de Sergipe para serem aprovados. Ontem mesmo, na diretoria da instituição, foram aprovados 60 milhões de dólares para o Prodetur, e ainda este ano estamos planejando aprovar mais 100 milhões de dólares para a área de saúde”, relatou.
Ainda segundo o gerente, além da relação com os programas que já estão em execução, as metas do BID com Sergipe são muito promissoras. “Estamos muito contentes com a equipe de governo e muito otimistas com execução destes programas, e olhando para frente para fazer outros programas e planejar juntos algumas atividades prioritárias para o estado”, informou. A missão do BID permanece em Sergipe até esta sexta-feira, 20.
Participaram da reunião, o coordenador pelo Brasil do Cone Sul, José Seligman, e o economista Fabiano Bastos, também integrantes da missão, além dos secretários de Estado da Fazenda, Jeferson Passos; do Planejamento e Agricultura, José Macêdo Sobral; do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, e o presidente da Emsetur, José Roberto Lima.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Jackson Barreto discute investimentos para Sergipe com comissão do BID – Fotos: Victor Ribeiro/ASN