Jackson acompanha solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia no HU
O vice-governador Jackson Barreto acompanhou a solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia Filho, fundador do curso de Medicina em Sergipe, na manhã desta terça-feira, 14. A homenagem faz parte das comemorações de 45 anos da Instituição e conta com iniciativa da Academia Sergipana de Medicina e apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
“Conheci a luta de Antonio Garcia para fazer nascer a Faculdade de Medicina. Compreendi a importância dessa escola não apenas pela necessidade de termos mais médicos na cidade, mas pela necessidade de termos uma Universidade no estado. Antônio Garcia foi um homem dedicado à medicina e essa Faculdade foi uma luz no nosso estado. Esta homenagem é um dever do sergipano”, declarou Jackson.
Antonio Garcia foi médico, escritor e secretário de Educação e Saúde na década de 50, quando fundou a Escola de Medicina de Sergipe em 1961, a qual foi posteriormente incorporada à Universidade Federal de Sergipe.
“Dr. Antonio Garcia, então Secretário da Educação, Cultura e Saúde, priorizou a fundação da Faculdade de Medicina entre as tarefas da secretaria e convenceu o governador sobre a necessidade de formar médicos para atender a população desassistida do estado. Essa homenagem é uma alegria imensurável para nossa família porque meu pai dedicou sua vida à medicina e à essa escola”, disse o ex-reitor Eduardo Antonio Conde Garcia, filho do homenageado.
“A entrega desse busto marca a história da fundação da faculdade de medicina e da nossa Universidade. Resgatando a história, estamos perpetuando a trajetória desses pioneiros que enxergaram além de seu tempo. Amanhã, estaremos fechando as comemorações dos 45 anos da UFS com uma solenidade de entrega de medalhas de mérito para nossos servidores e professores, no Teatro Atheneu”, afirmou o reitor da Instituição, Ângelo Roberto.
História
Durante os dois primeiros anos, o curso de Medicina funcionou nas dependências do Instituto Parreira Horta. Em 1962, através de uma parceria, a faculdade é transferida para o Hospital de Cirurgia, local onde permaneceu por quase três décadas, até a construção do Hospital Universitário em 1989.
Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS é proveniente da criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), da Escola de Serviço Social (1954) e da Faculdade de Ciências Médicas (1961).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson acompanha solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia no HU –