[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos dias 23 e 24 de novembro foi realizada em São Paulo (SP) a quarta edição do Fomenta Nacional. O evento, que aconteceu no Sheraton São Paulo WCT Hotel, proporcionou a cerca de 2.000 empresários e representantes de instituições a chance de participarem do mais importante encontro de oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais.

“Trata-se de um evento realizado desde 2008 pelo Sebrae, que viabiliza o encontro das MPEs com os grandes compradores da administração pública direta e indireta (governos Federal, Estadual e Municipal) e com empresas estatais”, disse o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o técnico Márcio Monteiro, que participou do encontro à convite do Sebrae/SE.

O Fomenta é fruto de parceria entre o Sebrae Nacional, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, das unidades do Sebrae nos Estados e órgãos do governo local, nos âmbitos estadual e municipal, possuindo três versões: nacional, estadual e a regional. “A diferença entre elas é que a nacional aborda o tema das compras governamentais de forma mais ampla, com foco nas esferas federal e estadual, podendo ter a participação de representantes de todos os estados”, analisou Márcio.

Durante dois dias os representantes de Sergipe puderam participar também do Seminário Internacional de Compras Governamentais, que contou com a ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, na palestra de abertura. Além disso, paineis abordaram as novas políticas de compras dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na parte internacional da programação, destaque para o consultor Ralph C. Thomas, responsável pelo programa de MPEs da NASA, além da presença de especialistas em compras da Argentina, Chile e Panamá. Foram debatidos ainda Compras Sustentáveis e o Regime Diferenciado de Compras Públicas (RDC).

O Fomenta contou ainda com paineis sobre oportunidades no agronegócio, na Copa do Mundo, oficinas sobre o ComprasNet e Bolsas Eletrônicas de Compras, capacitações e feira de oportunidades.   “O Painel de Agronegócios, por exemplo, mostrou que nos portais das instituições podem ser identificadas inúmeras oportunidades de negócios para as MPEs no fornecimento de produtos e serviços para Estados, regiões e municípios”, destacou Márcio Monteiro, ressaltando ainda que somente a merenda escolar movimenta R$ 3 bilhões/ano em recursos federais. “E segundo a CONAB, 40% da produção nacional e 70% dos alimentos consumidos no país vêm da agricultura familiar, cabendo aos gestores municipais apostarem nas compras de pequenos empreendimentos da sua região, fortalecendo e dinamizando a economia local”, concluiu.

O convite da Superintendência do Sebrae/Sergipe visou a formação de uma representação do Estado para participar do Fomenta Nacional. E a comitiva foi composta pelo gerente da unidade de Políticas Públicas do Sebrae/SE, José Américo dos Santos, pelo presidente da Fecomércio, Abel Gomes da Rocha, pelo superintendente do ComprasNet (Seplag), Aristides Ferreira, do presidente da Federação das Associações da Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (FEMIPEM), Nélson Araújo, e do coordenador do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe (Sedetec), Márcio Monteiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.