ITPS reforça obrigatoriedade de informações em etiquetas
Segundo a Resolução n° 06/2005 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), o consumidor de produtos têxteis deve observar que, além da obrigatoriedade da indicação da composição têxtil, também é necessária a informação de cuidados quanto à conservação dos tecidos. A informação foi dada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), órgão delegado pelo Inmetro no Estado, como alerta à população e comerciantes na hora de adquirir ou vender esses itens.
Segundo Roberto Barros, gerente da Qualidade do ITPS, no dia 30 de junho o órgão encerrou uma fiscalização em 181.055 unidades de produtos têxteis, entre vestuários e peças artesanais e mistas.
"Nessa etapa não realizamos autuações, apenas notificamos os comerciantes quanto às regras de conformidade do Inmetro. Quanto aos produtos que se encontravam em irregularidades, nós autuamos os fabricantes", informou Roberto Barros.
De acordo com Barros, a Resolução está sendo divulgada para reforçar aos comerciantes e aos consumidores a atenção quanto à etiqueta. "As informações de cuidados para conservação dos produtos podem ser exibidas através de simbologia ou por extenso. O importante é que as etiquetas cumpram esse papel de informar claramente ao consumidor", alertou o gerente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]