[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado tem investido na recuperação de equipamentos e ampliação dos serviços oferecidos à sociedade pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Nesses primeiros meses, as ações deflagradas já garantiram o aumento de 41% nas atividades de prestação de serviços à população. Atualmente, o instituto mantém seis laboratórios em funcionamento, sendo eles de água, solo, microbiologia, alimentos, inorgânica e resistência de materiais, este último reativado este ano.

De acordo com o diretor do órgão, José do Patrocínio Hora Alves, estão sendo investidos mais de R$ 700 mil em infra-estrutura para a recuperação de equipamentos básicos e aquisição de outros de grande porte para os laboratórios, além da reforma da estrutura física na área de metrologia. Os recursos vêm da Finep, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Inmetro e da contrapartida do governo do Estado.

"Estamos recuperando a infra-estrutura dos laboratórios para capacitá-los a receber um maior volume de serviços e fornecer resultados com mais eficiência e rapidez", destacou.

Na área de pesquisa, estão sendo implantados cinco projetos nesse mês de agosto, a exemplo do que avalia a qualidade da água e estado trófico da Lagoa Salomé, no município de Cedro de São João, de avaliação da qualidade microbiológica do queijo coalho comercializado em Aracaju e do estudo geoquímico dos sedimentos aquáticos de Sergipe, esse último já iniciado.

"O ITPS atua no sentido de gerar informações para providências de melhorias nas áreas monitoradas", explicou o diretor do instituto.

Metrologia

Como órgão delegado do Inmetro em Sergipe, o ITPS atua também na área de metrologia. Constantemente realiza fiscalizações em 80 produtos diferentes, a fim de garantir aos consumidores a conformidade do produto que está sendo adquirido e o cumprimento das normas de segurança exigidas pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Para aperfeiçoar e otimizar as ações da área de metrologia em Sergipe, a partir do modelo de planejamento e do sistema de gestão utilizados no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) do Rio Grande do Sul, um representante da diretoria técnica do ITPS vai viajar para o estado gaúcho em breve. "O objetivo da visita será verificar de perto as ações naquela unidade e poder aplicá-las aqui no instituto", observou José do Patrocínio.

Segundo o diretor, estão sendo investidos R$ 300 mil com recursos do Inmetro para a reforma da estrutura física do setor de metrologia. No local será disponibilizado um depósito para o acondicionamento do material coletado para análise e do material apreendido, sala para arquivo e principalmente melhoria na infra-estrutura, permitindo melhorar as condições de trabalho.

Também está sendo montada no prédio do ITPS uma sala-auditório com equipamentos multimídia para teleconferências, a fim de proporcionar a discussão com áreas do Inmetro, via Satélite, e realizar treinamentos à distância para capacitação dos funcionários do Instituto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.