ITPS apresenta evolução de desempenho de Metrologia em reunião do Conselho
Ao comprar um produto, observa-se se ele possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Esse é o certificado de qualidade que assegura ao cidadão a exatidão das medições nos campos onde a Metrologia Legal atua. O Inmetro verifica se os produtos comercializados estão de acordo com as normas e os regulamentos técnicos vigentes, pois a sua conformidade é a garantia da saúde e da segurança de quem os consomem. Cair de uma cadeira plástica que quebra e se machucar, abrir uma embalagem e se cortar, ou até mesmo levar um choque elétrico ao utilizar um aparelho doméstico são alguns exemplos de acidentes que podem ser evitados graças à atuação desse instituto, que se faz presente em todo o Brasil, por meio de seus órgãos delegados nos estados.
Em Sergipe, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), é o órgão delegado do Inmetro. O ITPS atua em todos os municípios do Estado, verificando e fiscalizando, na indústria e no comércio varejista e atacadista, a conformidade dos instrumentos de medição (balanças, bombas de combustível, medidores de velocidade, etc.), de produtos (brinquedos, pneus, preservativos, mamadeiras, etc.) e de serviços com certificação compulsória. Além disso, essas ações de Controle Metrológico e de Avaliação da Conformidade propiciam uma concorrência justa nas relações de consumo, ao proteger o cidadão-consumidor e a justa concorrência entre as empresas, por fazer valer o cumprimento dos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores, conforme está previsto no Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o diretor presidente do ITPS, José do Patrocínio, a missão do órgão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País. “O Governo de Sergipe não só tem entendido esse papel do instituto, como vem investindo na modernização de sua infraestrutura nos últimos cinco anos. Atualmente, o órgão dispõe de seis laboratórios, oferecendo diversos tipos de ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, resíduos industriais, produtos químicos e resistência de materiais”, ressaltou.
Reunião
Recentemente, durante reunião do Conselho de Administração do ITPS foi apresentada a evolução de desempenho de Metrologia e Qualidade. O estudo mostrou que o período de 2009 até julho deste ano foi marcado por um considerável desenvolvimento científico, econômico e social, como também contribuiu bastante para a formação de recursos humanos e produção de conhecimento. Comparando 2012 com 2011 percebe-se que o primeiro semestre, com quase 20 mil fiscalizações realizadas, já pontuou mais da metade do número de ações nos seis primeiros meses do ano passado, com 39.263.
As inspeções acontecem sempre em intervalos de tempo variados e são feitas em instrumentos de medir e medidas materializadas, como balanças, pesos, bombas medidoras de combustíveis líquidos, taxímetros, medidas de capacidade para líquidos, medidores de energia elétrica, hidrômetros, sistemas de medição de Gás Combustível Comprimido (GNV), medidores de velocidade, analisadores de gases veiculares, medidas de comprimento, esfigmomanômetros e cronotacógrafos; e em produtos pré-medidos, como alimentícios, têxteis, gás engarrafado, higiene e limpeza, material escolar, material de escritório, medicamentos, cosméticos, material de construção, químicos e cesta básica; Além da fiscalização de Produtos e Serviços.
Analisando o número de fiscalizações realizadas em balanças no comércio de Sergipe, é possível constatar que de 2009 até julho de 2012 já foram quase 60 mil equipamentos desse tipo inspecionados pelo ITPS. Já para a verificação de qualidade industrial foram visitados mais de seis mil estabelecimentos no Estado. Segundo o gerente executivo de Metrologia e Qualidade do Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS), Miguel Ângelo Seixas, esses são apenas exemplos do intenso trabalho que o órgão desempenha.
“O Inmetro disponibiliza em seu site um espaço para que o cidadão possa relatar o seu acidente de consumo. Com isso, será possível estimar o prejuízo econômico e social causado por esse tipo de ocorrência à sociedade brasileira e contribuir para a redução de inúmeros imprevistos a partir da elaboração e revisão de normas e regulamentos técnicos. Assim, poderá ser feito o aperfeiçoamento de produtos e serviços expostos à venda no mercado nacional, bem como para o direcionamento de ações focadas por parte das autoridades regulamentadoras voltadas não apenas para a fiscalização, mas também para a educação e para o consumo”, explicou Miguel.
Para o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, o público que recorre aos laboratórios do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, pode ficar seguro quanto à qualidade do serviço prestado. “O ITPS tem buscando atuar na implementação e execução da política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Sergipe, na prestação de serviços técnicos da melhor forma possível e o seu pessoal tem desempenhado com excelência as atividades de metrologia e todas as demais”, concluiu.
- ITPS apresenta evolução de desempenho de Metrologia em reunião do Conselho – Fotos: Viera Neto/Sedetec