[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante reunião do Conselho Deliberativo do Instituto de Tecnologia e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), realizada no último dia 29 de agosto, o presidente do órgão, José do Patrocínio, apresentou entre outras ações as atividades do Instituto realizadas no primeiro semestre de 2013.

Com 90 anos completados em junho, o ITPS colhe os resultados dos trabalhos desenvolvidos desde 2007 e das ações do Governo, as quais colocaram a pesquisa e inovação como pontos centrais para o desenvolvimento tecnológico e econômico de Sergipe. O Conselho é presidido pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia e tem como Vice-Presidente o dirigente do ITPS, sendo composto ainda pelos reitores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT), representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju, da Assessoria do Governo do Estado e de técnicos do instituto.

De acordo com os dados apresentados, desde o início de 2013 já foram realizadas 16.619 verificações com instrumentos. Na área de produtos pré-medidos foram 15.662. No quesito qualidade foram 9.631 ações e na área jurídica, 541. José do Patrocínio conta que o departamento de Metrologia obteve um crescimento de 40% no ano passado. “O Instituto se faz presente em todos os municípios do Estado, fazendo verificações de instrumentos como taxímetros, bombas medidoras de combustíveis, balanças comerciais (industriais e médicas), etc. Avaliamos também a conformidade de produtos como brinquedos, pneus, materiais elétricos, entre outros, verificando a massa, volume, comprimento e número de unidades de produtos pré-embalados nas fábricas e pontos de vendas sem a presença do consumidos”, explica.

Ainda este ano, foi implantado o Laboratório de Química Analítica Orgânica e de Bicombustíveis (LABORG), com o objetivo de atender a demanda local de análises orgânicas em água, óleo vegetal e biodiesel. Para a infraestrutura física existente e implantação do laboratório, foram realizadas intervenções na estrutura, contratada a instalação da central de gases e arrecadados recursos através do Projeto ITPS – Águas de Sergipe, para fazer uma melhor estrutura física laboratorial, no valor R$ 215 mil. “O projeto da nova estrutura física do LABORG já foi elaborado e o processo para contratação da instalação está em fase de elaboração”, ressaltou o presidente do ITPS.

Para o secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, a evolução dos trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores do ITPS é uma contribuição no crescimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado de Sergipe. “Sabemos da importância da normalização, da inspeção, da certificação e da fiscalização das características metrológicas, materiais e funcionais dos bens manufaturados produzidos no Brasil e nos exterior e este é um dos trabalhos realizados com êxito pelo ITPS, enquanto órgão delegado do Inmetro em Sergipe”, afirmou ao destacar a perspectiva de dar mais segurança à população local, quando da aquisição de produtos e serviços oferecidos pelo meio empresarial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.