[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante dois dias, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai apresentar à comunidade do município de Itabaiana e do Agreste Central Sergipano as ações pedagógicas relacionadas à melhoria da qualidade do ensino. A iniciativa faz parte do projeto ‘Sergipe de Todos’, que acontecerá na cidade nesta sexta-feira, 9, e no sábado, 10, e tem como objetivo aproximar as ações do Governo do Estado da sociedade.

A SEED vai levar para o município de Itabaiana os programas Sergipe Alfabetizado, QualiVida, Pró-Letramento e Alfa e Beto, além das atividades do Centro de Referência em Educação Especial (CREESE) e do Departamento de Educação Física (DEF).  Para o desenvolvimento dos trabalhos, a Secretaria da Educação disponibilizará técnicos para atender à comunidade.

Em uma das ações será realizado o cadastramento para o programa Sergipe Alfabetizado, que objetiva reduzir os índices de analfabetismo no Estado, alfabetizando 120 mil jovens e adultos em quatro anos. O público alvo será o analfabeto a partir de 15 anos. Os técnicos do Centro de Referência em Educação Especial também irão realizar o cadastramento de alunos portadores de necessidades educativas especiais. A partir desse trabalho as crianças terão um acompanhamento pedagógico e serão encaminhadas para as escolas.

O Departamento de Educação Física (DEF) ficará responsável pelas atividades de lazer. Serão oferecidas oficinas de gesso, pipa e reciclagem, além de colagem e pintura em desenhos prontos. Como parte da programação as crianças e jovens terão à disposição jogos de dama, dominó, baralho, pega-vareta, jogo de preguinho, quebra-cabeça e ludo. 

A comunidade, pais e professores das redes estadual e municipal terão acesso ainda a informações sobre os programas Alfa e Beto e Pró-Letramento, que são coordenados pelo Departamento de Educação (DED). O Pró-Letramento é um programa de formação continuada destinado a professores e especialistas do ensino fundamental, que visa a melhoria da qualidade do ensino da leitura e escrita e da matemática nas séries iniciais. Já o Alfa e Beto têm como objetivo reduzir os índices de repetência e evasão nas primeiras séries do ensino fundamental. Serão realizados jogos e brincadeiras educativas nas áreas de linguagem e matemática.

Pensando na qualidade de vida dos servidores da Educação do município de Itabaiana, a equipe do programa QualiVida, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), estará oferecendo várias atividades destinadas a saúde preventiva, atividade física, lazer, interação em grupo e informação. Dentro da programação acontecerá ainda Oficina de Voz e palestras motivacionais relacionadas ao trabalho. Também será realizado uma Oficina de Combate à Dengue, que acontecerá no auditório do Colégio Estadual Murilo Braga.

Sergipe de Todos

O ‘Sergipe de Todos, realizado pelo Governo do Estado e pelo Banese Card, é resultado da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Itabaiana, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi são exemplos de parceiros que se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.