Irrigação Pública em Sergipe ajuda agricultores a colher boa safra de batata-doce
O sucesso na colheita de batata-doce em Itabaiana é notícia nacional. O programa Globo Rural da Tv Globo veiculou na manhã desta segunda-feira , 5, uma matéria completa sobre o resultado do plantio da cultura. O programa ressaltou, ainda, que a colheita só é possível por conta da irrigação pública fornecida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Recursos Hídricos de Sergipe (Cohidro).
Conduzida pela equipe de reportagem da TV Sergipe, o jornalista mostrou como a irrigação tem ajudado a vida do homem do campo.
“Em Sergipe quem plantou batatas-doces está contente. Os agricultores tiveram água suficiente para irrigar as lavrouras e colher boa safra”, introduziu a apresentadora do Globo Rural, Ana Paula Campos.
O município de Itabaiana, no agreste de Sergipe, é o maior produtor de batata-doce do estado. Em quatro hectares de terra, o agricultor José Arlindo colhe entre 50 e 60 toneladas de cultura por ano e conta que está satisfeito.
José faz parte do perímetro irrigado Poção da Ribeira, administrado pela Cohidro. Somente com a irrigação é possível colher nesta época em Sergipe, já que o estado está enfrentando a maior seca dos últimos anos. A área do perímetro é de 550 hectares, dividida em 466 propriedades.
Com a irrigação, os agricultores hoje podem planejar a produção. Dividindo os lotes, a cada 15 dias uma nova área está disponível para plantio e colheita. O ciclo garante safra pelo menos nove meses no ano.
Uma pequena parte da safra é repassada para o programa do Governo Federal de aquisição de alimentos, o PAA. O quilo é vendido por R$ 0,80, em média.
Confira o vídeo.
Ascom Cohidro com informações do G1.