[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O sistema público de irrigação em Canindé de São Francisco, no Alto Sertão Sergipano, foi destaque numa série de reportagens do Jornal da Record. A produção mostrou como é possível levar água para pequenos produtores em pleno Sertão.

Conduzida pela equipe de reportagem da Rede Record, o jornalista Rodrigo Vianna apresentou como a água do São Francisco é bombeada até um reservatório e depois segue para um imenso canal de irrigação, abastecendo centenas de pequenas propriedades. “Um Nordeste que vai aprendendo a vencer os efeitos da seca com trabalho e técnica”, introduziu o repórter.

A imagem da terra seca, facilmente associada ao Sertão, contrasta com a realidade dos agricultores de Canindé de São Francisco. A matéria revela imagens de uma região em pleno progresso, graças ao sistema público de irrigação implantado na localidade onde a água é levada até os perímetros através de um imenso canal.

Graças à grande quantidade de água que chega através do canal administrado pela Cohidro, agricultores tiram seu sustento além de contribuírem para o crescimento da economia da cidade. A abundância de água numa região seca emociona as várias famílias que dependem da agricultura para sobreviver. O produtor agrícola Levi Ribeiro Sidrac, do perímetro irrigado Califórnia, administrado pela Cohidro, mostra com orgulho toda a sua produção de onde tira a sua renda e ressalta a importância da irrigação naquela área. Quando questionado pelo repórter, Sidrac esclarece que o segredo está numa boa nutrição e no plantio orgânico.

Além do canal, o novo sistema de irrigação implantado pela Cohidro também foi destaque na matéria. O sistema de micro-aspersão, que consiste no gotejamento direto na raiz, é o mais apropriado para aquela região, pois é mais eficaz, além de econômico, já que reduz em até 60% o consumo de água e em 90% o consumo de energia.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.