[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Entregue no fim do ano passado pelo governador Marcelo Déda, a reforma da estação de bombeamento EB2, no perímetro irrigado da Ribeira, em Itabaiana, levou satisfação e alívio aos agricultores assistidos pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

No entanto, alguns questionaram se o método de irrigação adotado (dias alternados) não causa prejuízos à plantação. Diante das dúvidas, a Cohidro enviou ao perímetro um especialista no assunto que, após visita em diversos lotes, constatou que o rodízio na irrigação é completamente viável, desde que sejam seguidas as orientações técnicas. O engenheiro agrônomo mestre em irrigação e drenagem, Luiz Gonzaga Luna Reis, visitou lotes em localizações diferentes no perímetro e afirma que, após a recuperação da EB2, as pequenas propriedades passaram a receber água suficiente para irrigar suas lavouras. Mas, segundo ele, a maior parte dos irrigantes tem feito o procedimento de maneira equivocada.

“De uma maneira geral, todos têm regado apenas uma vez ao dia, durante 50 minutos no período da manhã. Como o solo é arenoso, cerca de 50% da água fica acumulada nas partes mais profundas do solo, longe do sistema radicular (formado pelas raízes), o que não contribui em nada pra o desenvolvimento da planta. Parte da água também é perdida através da evaporação. O excesso de água leva embora os sais minerais presentes na adubação. Isso representa desperdício de água e adubo, causando prejuízo para o agricultor”, revela Gonzaga.

Segundo ele, a maneira correta é fracionar a irrigação. “Ao invés de molhar durante 50 minutos ininterruptos, uma vez ao dia, a orientação é regar duas vezes durante 25 minutos cada. Uma vez pela manhã cedo, e outra no fim da tarde. Durante a noite, a temperatura é mais baixa, a umidade relativa do ar é mais alta e há menos vento, ou seja, haverá menos perda de água por evaporação. No dia seguinte, o solo ainda estará molhado. Seguindo essas orientações, viabiliza-se completamente a irrigação em dias alternados, não trazendo prejuízos ao agricultor”, garante o especialista.

O parecer técnico revela que as culturas estão se desenvolvendo a contento e terão um resultado ainda melhor se realizadas as mudanças na irrigação. “Concluímos que não haverá maiores problemas com o desenvolvimento vegetativo e, consequentemente, com a produtividade, se fracionadas as lâminas de irrigação, inclusive para as culturas mais sensíveis, como é o caso do coentro. O fracionamento recomendado é a aplicação de 50% da lâmina pela manhã e 50% à tarde. A eficácia foi verificada in-loco, mesmo com irrigação em dias alternados”, divulga o documento.

Irregularidades e fiscalização
Ainda segundo o laudo técnico, foram constatadas irregularidades em alguns lotes que podem prejudicar o abastecimento. “É indiscutível o prejuízo que os tanques escavados e abastecidos com a água da irrigação trazem para a boa distribuição de água. Também foram observadas possíveis adulterações nas placas de orifício, que controlam os excessos de pressão e vazão d’água”, diz o relatório.

De acordo com o diretor de Irrigação da Cohidro, João Quintiliano da Fonseca, a fiscalização será intensificada. “Além do aumento da fiscalização coibindo os abusos existentes por parte de uma minoria que teima em prejudicar a maioria, estaremos aplicando as penalidades existentes no Termo de Ajustamento de Conduta [TAC], assinado por todas as entidades representativas do perímetro e encaminhado ao Ministério Público. Sendo assim, aqueles que insistirem serão punidos e denunciados à Justiça. Com intuito de melhorar o uso da água para irrigação, a equipe técnica da Cohidro estará em campo fazendo testes por setor e orientando os produtores sobre como usar corretamente a água para irrigação”, antecipa Quintiliano.

Para denunciar irregularidades na irrigação, o produtor deve procurar o escritório da Cohidro no Perímetro da Ribeira e fazer a denúncia. O relato pode ser feito também pelos telefones 3435-5009 ou 3241-5200.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.