[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quatro dos cinco internos do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP) foram aprovados na primeira etapa do exame supletivo 2007, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Para que os internos do HCTP fizessem parte do processo seletivo, a direção da unidade contratou dois profissionais para fazer a capacitação, o psicólogo Fernando da Costa e a pedagoga Selma Andrade. Eles são responsáveis pela instrução dos internos especiais infratores.

Para o psicólogo Fernando Costa, o trabalho é gratificante e os resultados mostraram que as ações deram resultado. "A escola é a melhor forma para a inclusão social. Com essas atividades, eles têm mais incentivos, porque são internos excluídos duas vezes, uma por ter transtorno mental e outra por terem praticado algum tipo de crime", disse Fernando da Costa.

As aulas no HCTP são realizadas três vezes por semana sobre a coordenação da pedagoga Selma Andrade. Ela enfatizou que o trabalho exige muita dedicação, mas que o resultado é o maior estímulo para a continuidade do projeto. "Tivemos boa aprovação da primeira etapa e esperamos repetir da segunda fase".

O interno Marcos Júnior, que está do HCTP há dois anos, disse estar feliz com a aprovação no supletivo. "É muito significante, porque aqui estamos tendo oportunidade de ler e escrever. Assim, é possível pensar no futuro fora daqui", concluiu.

Além da preparação para o supletivo, o hospital de Custódia conta também com três turmas de alfabetização, onde cerca de 30 alunos estão envolvidos no processo educativo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.