[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As internas do Sistema Prisional de Sergipe já estão alojadas no novo Presídio Feminino, localizado em Nossa Senhora do Socorro. A transferência aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, e contou com 90 agentes penitenciários, incluindo o Grupo de Operações Penitenciárias (Gope), além de total apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. O secretário de Justiça e Cidadania, Benedito de Figueiredo, acompanhou toda a operação que foi coordenada pelo diretor do Departamento do Sistema Penitenciário, Manuel Lúcio Neto. O novo Prefem foi inaugurado pelo governador Marcelo Déda no último dia 29, fruto de um investimento de R$ 2.431.363,14.

Por volta das 6h30 o primeiro ônibus saiu do antigo Presídio Feminino, localizado no bairro América, Zona-Oeste de Aracaju e partiu em direção ao novo Prefem. Marcando um momento histórico em Sergipe, a mudança deixou para trás a memória triste de um local que não oferecia dignidade e condições de ressocialização, para dar início a uma nova realidade pronta para servir de exemplo as gerações futuras.

O Prefem, como disse o secretário Benedito de Figueiredo, oferece agora com mais facilidade profissionalização, educação, e preparo para reinserção social. O novo presídio equipado com consultórios médico e odontológico, além de salas de aula, oficinas para profissionalização em corte e costura, salão de cabeleireiro montado para aprendizado, capela, dois refeitórios, quadra esportiva e celas adaptadas para deficientes e idosos.

A transferência aconteceu de forma tranquila e ao chegar ao novo presídio, algumas internas expressaram contentamento. Elas disseram que apesar estarem presas, fica mais fácil superar o momento, num lugar limpo, onde é possível dispor de um espaço maior para reflexão, estudos e aprendizado. No berçário, moldado de forma digna oferecendo as mães e bebês um ambiente arejado, as mães demonstraram satisfação por poder oferecer a seus filhos melhores condições de ambiente.

“Aqui é mais ventilado, o quarto é mais fácil de limpar, as camas são novas e nossos bebês ficarão melhor instalados até os seis meses”, disse uma interna. Outras também manifestaram surpresa ao ver a grandiosidade da obra e chegaram a demonstrar animação no sentido de ingressar nos cursos que serão oferecidos a todas. “Nós primamos pela educação e nenhum interno do sistema prisional deve ficar sem acesso a educação e profissionalização”, assegurou o secretário Benedito de Figueiredo.

Na inauguração, o secretário, pela obra, foi elogiado pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, que o considerou um dos melhores secretários que já assumiram a pasta em Sergipe. Ele foi também exaltado pelo ex-secretário de Justiça, Emanoel Cacho, que reconheceu a grandiosidade e importância social do novo Prefem. Benedito de Figueiredo lembra que com a construção do novo Presídio Feminino, Sergipe torna-se o primeiro estado país a não manter presas em delegacias.

Hoje as mulheres vão para a delegacia, lavram o flagrante e imediatamente seguem para o Prefem. A transferência contou com a participação de todos os diretores de presídios do Estado de Sergipe, agentes prisionais e grande colaboração da imprensa sergipana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.