[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Buscando a reintegração das internas e humanização no sistema prisional, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio do Presídio Feminino (Prefem) promoveu na tarde desta quarta-feira, 22, um culto ecumênico de confraternização natalina.

Ao som de hinos de louvor a Deus, o culto teve início com os representantes da Igreja Verbo da Vida, Igreja Universal, Pastoral Carcerária, SOS Presidiários e Paróquia São Judas Tadeu. Cada um deles fez sua pregação, cantou e ouviu o testemunho das internas que cantaram e fizeram a leitura do evangelho.

O pastor da igreja Verbo da Vida, Fábio Muniz, coordenou o culto e falou sobre a importância de levar uma palavra de conforto para as internas. “Confraternizações como essa são importantes, porque trazem palavras de carinho e conforto para essas pessoas que são discriminadas pela sociedade”, disse o pastor.

De acordo com a diretora do Prefem, Lília Melo, o culto teve como objetivo comemorar o Natal e ao mesmo tempo mostrar às internas que confraternizar não é simplesmente comprar presentes, mas compartilhar um momento. “Muitas dessas meninas já não sabem ou nunca souberam o que é o Natal. Hoje, elas estão celebrando a palavra de Deus e esse é o verdadeiro significado da data natalina“, disse Lília.

Todas as pregações, cantos e testemunhos estiveram baseados no trecho da Bíblia ‘Tudo Posso Naquele que me Fortalece’, visando, segundo os coordenadores do evento, despertar nas internas o desejo de mudança através da palavra de Deus.

Para a presidente do grupo SOS Presídios, Helena Sarmento, atividades como essa elevam a autoestima das internas, pois mostrar que Deus está presente na vida de cada uma delas e que elas podem começar uma vida nova quando retornarem à sociedade.

Segundo o representante da Paróquia São Judas Tadeu, José Airton, é preciso mostrar que elas não estão sozinhas. “A palavra de Deus dá forças para enfrentar as dificuldades e encontrar novos caminhos.” Afirmou Airton.

Após a confraternização religiosa, as internas receberam lanche, participaram de sorteios sendo contempladas com kits e brindes doados pelos grupos religiosos. O incentivo a realização de atividades como essa faz parte da meta estabelecida pelo secretário de Justiça e Cidadania, Benedito de Figueiredo, de proporcionar aos internos do sistema prisional condições que favoreçam um retorno saudável à sociedade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.