Intelectuais pleiteiam publicação de obra sobre Freire Ribeiro pela editora Diário Oficial
Nesta quarta-feira, 10, foi recebida pelo diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho, uma comissão formada por intelectuais das principais instituições culturais de Sergipe, formada pelo presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), professor José Anderson Nascimento; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), Samuel Barros de Medeiros Albuquerque; o presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), Cleiber Vieira; e o membro do Movimento Cultural da Academia Sergipana de Letras, Arionaldo Moura Santos.
A visita teve por objetivo pleitear a publicação da Antologia do poeta sergipano Freire Ribeiro. A Antologia foi organizada pela professora e acadêmica Gizelda Morais, com co-produção de Arionaldo Moura, através de pesquisas, além da contribuição da ASI, da Academia Sergipana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. A obra trata-se de uma edição comemorativa ao centenário de nascimento do poeta, que ocorrerá no dia 4 de setembro.
“Além da visita protocolar ao novo presidente também desejamos a continuação da cooperação da Segrase, através da editora Diário Oficial, no sentido de contribuir com esses órgão culturais uma vez que eles sejam representativos e perenes na sociedade sergipana”, disse o professor José Anderson Nascimento.
“Essa obra representa o resgate de um nome importante da literatura sergipana que está praticamente esquecido por essas novas gerações de leitores. Acreditamos que à medida que resgatamos a obra de um intelectual desse porte, estaremos contribuindo com a difusão do conhecimento”, considerou o presidente do IHGSE, Samuel Albuquerque.
A primeira boneca do material e o DVD que contém textos e as fontes que foram referenciais para a pesquisa foi apresentada ao gestor da Segrase. Ele demonstrou interesse pelo material e prontificou-se a estudar a viabilidade da publicação da obra. “A iniciativa mais feliz de Oliva foi sem dúvida, a criação da editora e acho que o papel dela é a sua contribuição no Governo de Sergipe na área cultural”, explicou Jorge Carvalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Intelectuais pleiteiam publicação de obra sobre Freire Ribeiro pela editora Diário Oficial – Fotos: Ascom/Segrase