[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje, 23, 25 integrantes do projeto Recriando Caminhos, executado em Aracaju pela Organização Não Governamental Missão Criança, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, aprenderão a escrever e falar na língua inglesa. O curso, em parceira com o Yázigi, tem a meta de levar o conhecimento de uma língua estrangeira para os meninos e meninas participantes, com faixa etária entre 13 e 15 anos. De acordo com Marcelo Rangel, coordenador dos projetos sociais e culturais do Yázigi, o curso possibilitará que eles enxerguem o mundo de uma maneira diferente e mais abrangente.

“Estes alunos irão fazer o mesmo curso oferecido no Yázigi. Serão os mesmos professores, a mesma filosofia de ensino e até o mesmo certificado que é emitido em São Paulo e assinado pelo presidente da empresa. Então, para estas crianças que não têm acesso, o curso representará uma grande oportunidade. Eles terão o mesmo cuidado e acompanhamento dos nossos demais alunos”, diz Marcelo.

As aulas acontecem na sede da Missão Criança às terças e quintas-feiras. Cinco alunos da turma já tinham completado o curso básico e agora terão a chance de ingressar nas aulas do módulo pré-intermediário. “A Missão Criança decidiu que estes deveriam continuar. Então, quando os 20 alunos que estão iniciando o básico terminarem esta etapa, eles seguirão juntos. A carga horária do módulo básico é de dois estágios e cada estágio possui 50 horas e o pré-intermediário também será de 100 horas. Aqui em Aracaju, este é o primeiro lugar que está indo além das aulas básicas”, informa Marcelo Rangel.

Segundo ele, os professores responsáveis pelas aulas ficam encantados com o entusiasmo e a vontade de aprender dos meninos. “É maravilhoso participar de projetos como este. Me sinto muito feliz por ser o instrumento deste processo de inclusão e conhecimento”, ressalta ele. Eliane Aquino, presidente da ONG, enfatiza a importância do papel social das empresas. “O Yázigi trabalha com pessoas das classes média e alta e, ao mesmo tempo, desempenha o seu papel na sociedade conseguindo desenvolver a sua responsabilidade social com um competente trabalho, além de mostrar o resultado disso para essa nova geração”, frisa. “Todo material é do Yázigi. Sem eles, por mais que quiséssemos oferecer um curso de inglês, não teríamos conseguido”, afirma Eliane Aquino.

De acordo com a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rosângela Cruz, este curso é uma forma complementar de ensino. “A Secretaria sente-se lisonjeada em ser parceira da Missão Criança. O inglês dará várias opções para estes alunos que também terão condições de se tornar cidadãos do futuro, como almeja o projeto. Eles são privilegiados, pois além de cursar o inglês como disciplina curricular, terão a oportunidade, através do Yázigi e da Missão Criança, de possuir uma jornada complementar desta língua”, frisa a diretora.

Satisfação e planos

Para as crianças e jovens inclusos neste curso, o futuro profissional já começa a ser pensado desde agora. A maioria pretende ser médico ou advogado, e o que realmente importa, segundo eles, é vivenciar desde já novas experiências. “Eu, quando crescer, quero ser médica e, além disso, quero ter uma banda musical. Pretendo viajar muito e utilizar o meu inglês por vários lugares, já que o inglês é uma língua universal. Já falo algumas coisas em inglês e tenho certeza que irei melhorar muito retornando às aulas”, diz Itamara Santos de Oliveira, 13, estudante da EMEF Laonte Gama, do bairro Santa Maria.

Daiane Santos Pereira, 13 anos, espera que o curso a conceda oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. “Aprenderei coisas novas por aqui. Será uma nova fase da minha vida. Eu também quero ser médica, mas também penso em ser advogada. Mas antes quero conseguir um emprego e estudar para possuir uma profissão, que é muito difícil nos dias de hoje. Então, o curso de inglês será uma oportunidade para mim. Vou aproveitar. Estou muito feliz”, declara Daiane, que também estuda e reside no bairro Santa Maria.

Segundo Edson Souza, pai de Jéssica Oliveira de Souza de também 13 anos, o curso está exercendo a base que todas as pessoas devem ter. “O Recriando Caminhos é um projeto sério com valor e conteúdo de responsabilidade. Quero parabenizar a todos por esta idéia”, ressalta Edson.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.