Integrantes do Grupo ´Força e Vontade´ da Emsurb visitam alcoólicos internos da Clínica Santa Maria
Além disso, em uma seção de depoimentos espontâneos, visitantes e visitados trocaram experiências pessoais e palavras de incentivo mútuo. O objetivo dos testemunhos foi aumentar a motivação na luta que travam contra a doença. Uma psicóloga, uma assistente social e o diretor da instituição anfitriã compuseram os discursos.
Para o servidor G.C., 46, o auxílio de grupos de apoio como este é fundamental na sua recuperação. “Se um dia eu deixar de freqüentar um grupo, acho que acabo voltando para o bar”, revela.
Segundo a psicóloga da Clínica Santa Maria, Sonale Maria, um dos fatores que também contribuem no tratamento é a crença em uma Força Superior. “Muitas religiões conseguem resgatar um grande número de doentes através do poder da fé”, esclarece.
Força e Vontade
O Grupo Força e Vontade, que conta hoje com a participação de aproximadamente 15 integrantes, estará completando cinco anos de fundação no próximo dia 18. O Grupo foi criado com o objetivo de tentar diminuir o número de dependentes de álcool na Empresa. Para tanto, os encontros têm o propósito de elevar a auto-estima dos participantes e incentivar a participação deles em outros grupos de apoio ao tratamento da doença.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]