Integrantes do Agente Jovem participaram hoje da aula inaugural do programa em Aracaju
A solenidade foi prestigiada pela secretária Rosária Rabêlo, da Assistência Social e Cidadania de Aracaju, pelo deputado federal Jackson Barreto, pela promotora de justiça Lílian Carvalho, pelos integrantes da equipe que executa as ações do Agente Jovem em Aracaju e por técnicos da Semasc, além de representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescentes, da Assistência Social e de lideranças comunitárias de alguns bairros da capital.
A secretária Rosária Rabelo deu boas vindas aos novos jovens inseridos no Programa, cujas atividades serão iniciadas na próxima segunda feira, e não escondeu a satisfação por ter tido a oportunidade de ampliar o número de vagas nesta fase do Agente Jovem na capital sergipana. O Programa, que atendia apenas 100 adolescentes, começa na segunda-feira com a participação de 275 adolescentes. “É um Programa da política nacional de assistência social, que acima de tudo trabalha o fortalecimento das relações familiares e das relações comunitárias”, comentou a secretária, destacando que a partir das ações desenvolvidas no programa, a PMA estará contribuindo com a solução de conflitos familiares vivenciados pelos jovens. “Nenhum jovem sai do Programa do modo como entrou, ele sai modificado”, complementa Rosária.
A secretária também destacou as novas parcerias que a Semasc buscou para absorver estes jovens no mercado de trabalho. “Desde o ano passado nós temos buscado parcerias no sentido de aproveitar todos os egressos do Agente Jovem. Firmamos parceria com o Senai e com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), onde há egressos do Agente Jovem, que estão encerrando cursos profissionalizantes”, destacou a secretária.
Compromisso com os jovens
O deputado federal Jackson Barreto analisou a importância do Programa e elogiou as políticas públicas executadas pelo prefeito Marcelo Déda. “A Prefeitura de Aracaju e o prefeito Marcelo Déda têm um compromisso com as políticas públicas”, enfatizou. “Prova disso são estas ações executadas pela Secretaria de Assistência Social. Nós nunca tivemos tantos programas voltados para a política pública nos bairros de Aracaju”, destacou Jackson Barreto.
A promotora Lílian Carvalho, representante do Ministério Público que atua na Vara da Infância e da Adolescência, também parabenizou a Semasc pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes na cidade de Aracaju. “Este é um momento de extrema felicidade para mim porque na Promotoria nós nos deparamos com muitos casos de adolescentes com problemas de desestruturação familiar. Por isso, vejo que o jovem precisa de políticas públicas como estas”, analisou.
O adolescente Aislan Santos, 17 anos, falou representando os jovens que já são inclusos no Agente Jovem em Aracaju. Ele emocionou os presentes ao relatar sua experiência vitoriosa. “O Agente Jovem acaba mudando as nossas vidas, não somente dentro da sala onde ele é executado”, disse, emocionado. “Ele mudou minha vida de uma forma geral, aprendi a lutar pelos meus direitos”, destacou Aislan, entre aplausos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Integrantes do Agente Jovem participaram hoje da aula inaugural do programa em Aracaju – Fotos: Ascom/Semasc