Integração de programas
Segundo a médica sanitarista responsável pela área técnica da criança e do adolescente, Cleide Virgínia de Carvalho, dentro desses programas, a SMS promove visitas domiciliares ao recém-nascido, que geralmente é realizada por uma enfermeira e um agente comunitário de saúde. “Na casa da paciente, é agendada uma consulta, são fornecidas orientações para a mãe em relação aos cuidados com o bebê e identificado o recém-nascido de risco que vai precisar de uma freqüência maior de visitas. Logo nos primeiros dias de vida, o bebê recebe uma quantidade maior de visitas em casa. Se estiver dentro da normalidade, as visitas se tornam mensais. A idéia é manter um calendário mínimo de acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento do bebê. Além de reuniões educativas, se necessárias podem ser realizadas consultas médicas, odontológicas, ou de enfermagem, nos dois primeiros anos de vida da criança’, afirmou.
Mamãe Coruja
Criado com a iniciativa de acabar com os incômodos que impossibilitavam o acompanhamento completo dos pré-natais entre as gestantes aracajuanas, o Projeto “Mamãe Coruja”, desenvolvido através do programa Saúde da Mulher, com um ano de atuação já acompanhou cerca de 6.300 gestantes, possibilitando uma cobertura de 70% do total de gestantes acompanhadas no município. O projeto reflete um passo significativo no acompanhamento da gestante aracajuana mediante uma oferta centralizada dos exames de patologia clínica padronizados para o pré-natal. Com a implantação do programa, a Saúde Municipal conseguiu um aumento de 87,4% das consultas de pré-natal realizadas em Aracaju em um ano de atuação.
Pasc
Já as ações do “Primeiras Ações de Saúde e Cidadania” (Pasc) são operacionalizadas por um conjunto de auxiliares de enfermagem em todas as maternidades. O programa viabiliza a vacinação na mãe e no bebê, aplicação doses de vitamina A na mãe, orientação quanto ao alimento materno, teste do pezinho e registro de nascimento. Com o Pasc, a mãe recebe um kit para fazer a limpeza do coto umbilical, para prevenir o tétano e ainda recebe a caderneta de saúde que é destinada para todas as crianças que nascem na capital. Esse trabalho é destinado a uma maior vigilância do recém-nascido. Se existir risco de doenças, a criança é encaminhada ao ambulatório de neonatologia. Os dois projetos (Pasc e Mamãe Coruja) estão integrados para desenvolver ações para a saúde da mulher, da criança e do programa DST/Aids.
Veja mais…
Mais programas e vacinação[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]