Instituto Rui Barbosa promove conscientização sobre cultura indígena
Diversos assuntos ligados à cultura indígena estão sendo debatidos entre os estudantes, como a realidade das tribos no período colonial. “Esse momento é importante para mostrar aos alunos a importância histórica dos índios no Brasil e em Sergipe”, disse a professora. Para Joanelice Santana o debate sobre o assunto é necessário para valorizar a identidade cultural indígena. “Temos que levar essa discussão aos jovens e é isso que o IERB está fazendo”. Na programação consta visita ao Museu do Homem, com alunos dos 1º e 2º anos, que será realizada nesta quarta-feira, 18.
O ponto culminante das atividades é uma mesa-redonda com o tema “O índio em Sergipe”, que envolverá assuntos como cordel, educação escolar e a luta pela terra. “Esse debate será muito importante para os alunos conhecerem a realidade dos índios Xokó, pois teremos a participação do ex-cacique Apolônio e de pessoas envolvidas na área”, informou Joanelice. O evento marcará o Dia do Índio e acontecerá no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH).
A professora explicou também que os trabalhos serão realizados juntamente com a comunidade indígena, quando os alunos irão participar de uma excursão para a Ilha de São Pedro, localizado no município de Porto da Folha. “É uma excursão etnológica intitulada ‘A Escola vai a Aldeia’, onde levaremos os alunos dos 3º ano para conhecerem a realidade dos índios Xokó. É uma oportunidade que eles terão para vivenciarem os aspectos culturais da comunidade”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]