Projeto sobre Economia Solidária
O Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Sergipe, realizará nos próximos dias 8, 10 e 11 de Abril o projeto de extensão “Economia Solidária: Uma imersão social no estado de Sergipe”. Os debates serão proferidos pelas Professoras Dra. Verlane Aragão e Dra. Fernanda Esperidião.
O projeto de extensão tem como objetivo fazer o intermédio entre estudantes e o poder público, com a elaboração de políticas públicas que visem o desenvolvimento social. Contribuindo para que os estudantes sejam capazes de pôr em prática o conhecimento acadêmico.
No dia 8, a partir das 9h será realizada uma imersão social na Cooperativa Cooper Luxo. E a partir das 14h na comunidade extrativista das mangabeiras no Santa Maria/ 17 de março. O Objetivo da Imersão Social será propiciar aos estudantes a vivência prática da dinâmica social dos empreendimentos, o desenvolvimento de políticas públicas que visem o desenvolvimento social e econômico dos membros dos empreendimentos, além de palestras sobre desenvolvimento sustentável.
O Instituto Marcelo Déda – IMD acredita que a criação de atividades econômicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os seus trabalhadores/as, numa perspectiva de desenvolvimento local, vai muito além do econômico, ela tem o poder de transformação social. E isso está totalmente alinhado com a razão de existir do IMD.
O projeto está sendo apoiado pela Pró Reitoria de Extensão, o Núcleo de Empreendedorismo da UFS, o Instituto Marcelo Déda, o Centro de Referência em Economia Solidária, a Cooperativa de catadores Cooper luxo, a FECARSE Federação das Cooperativas dos Catadores e Selecionadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis em Defesa do Meio Ambiente do Estado de Sergipe e prefeitura de Aracaju, através das Secretarias municipais da Assistência Social e Educação.