[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Instituto Banese marcou presença na II Bienal do Livro que entre os dias 17 e 19 deste mês reuniu em Itabaiana cerca de 15 mil pessoas interessadas em conhecer mais sobre a literatura sergipana. Com a presença de mais de cinco mil estudantes, oriundos de 60 diferentes escolas de todo o Estado, além de muitas crianças, jovens e adultos, a cidade de Itabaiana se transformou na capital da cultura sergipana durante o evento.

O Instituto Banese participou da Bienal com um estande montado na Feira do Livro, localizada no Clube dos Diretores Lojistas (CDL) de Itabaiana, onde foram expostas as obras literárias patrocinadas pela instituição e as ações do Museu da Gente Sergipana. O Instituto também realizou na Bienal, em parceria com o Comitê Estadual de Incentivo à Leitura, uma roda de leitura sobre literatura de cordel, com Zé Antonio, autor de “O Homem Peixe”, e Ronaldo Dória, co-autor de “Zé Peixe – Amigo do Mar”.

A roda foi mediada por Rose Santana, que falou sobre a importância de manter viva a história e o exemplo da vida de Zé Peixe. No espaço aconchegante chamado café cultural, os cordelistas homenagearam Zé Peixe, recitando seus versos, e os estudantes receberam cordéis e participaram da roda, atentos à poesia falada.

Visitas

O estande do Instituto Banese recebeu, no sábado, 19, a visita do governador em exercício, Jackson Barreto. No mesmo dia, à tarde, foi a vez do lançamento do livro “Mural de Impressões”, de João Oliva. Prestigiado pela família e amigos como o escritor Araripe Coutinho e a cantora Amorosa, o autor distribuiu autógrafos e falou sobre sua obra. “Com muita honra eu vim aqui prestar minha homenagem a essa festa tão bonita, através da minha obra, aproximando os autores sergipanos do público leitor”, disse João Oliva.

Para o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, a Bienal foi uma oportunidade para mostrar as ações desenvolvidas pelo instituto na área da promoção da cultura e da literatura. “E com isso também colaboramos para apoiar esta importante iniciativa da Bienal, que impulsiona a vitalidade cultural do município de Itabaiana”, acrescentou.

II Bienal

A edição de 2013 da Bienal do Livro de Itabaiana contou com o lançamento de 100 obras literárias, além da presença de renomados autores da literatura sergipana. Durante o evento foram realizadas palestras e apresentações culturais, além da feira do livro e exposições de artes e de carros antigos.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.