[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dentro das programações da XI Semana Nacional de Museus, o Instituto Banese realizará na próxima sexta-feira, 17, o lançamento do projeto ‘Liras Sergipanas’. O evento acontecerá no Átrio do Museu da Gente Sergipana, na Avenida Ivo do Prado, 398, a partir das 16 h, com a participação da Filarmônica União Lira Paulistana (Frei Paulo) e a Filarmônica Municipal Coração de Jesus (Laranjeiras).

O objetivo do projeto, de acordo com o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, é valorizar e difundir a tradição musical das filarmônicas em atividade no estado, dando a elas destaque pelo seu histórico de atividades artísticas e de inclusão social e cultural.

“Mensalmente, serão realizadas apresentações das liras sergipanas no Átrio do Museu, com duas bandas a cada edição, com entrada gratuita”, informa Rangel ao destacar que o projeto é uma realização do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e apoio do Café da Gente e das Prefeituras Municipais de Laranjeiras e Frei Paulo.

Filarmônicas

Sediada na cidade de Frei Paulo, a Filarmônica União Lira Paulistana foi fundada no ano de 1876 e é uma das mais antigas bandas filarmônicas do Estado. Atualmente a banda trabalha com crianças entre 9 e 17 anos de idade e é formada por 60 componentes, entre alunos, instrutores e seu maestro, o regente Gilmar Correia da Conceição.

Já a Filarmônica Coração de Jesus foi inaugurada no dia 10 de janeiro de 1981, durante a missa de Coroação da Rainha das Taieiras, no Encontro Cultural de Laranjeiras. Em 1986 ela se tornou um órgão Municipal, alterando sua denominação para Filarmônica Municipal Coração de Jesus. Sob a regência do maestro Álvaro Araujo, a entidade, que também se dedica à formação de jovens instrumentistas, é composta por 42 músicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.