[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Instituto Banese, do Banco do Estado de Sergipe (Banese), está lançando um CD em homenagem às tradições de 100 anos de forró e de quadrilha na rua São João. O CD contém duas faixas com músicas de forró de Claudiano Thomaz de Aquino, o Coló, interpretadas por Antônio Carlos Du Aracaju.

Homem simples, pipoqueiro e artista, Coló é morador da rua São João, berço das maiores festas juninas de Aracaju. Suas músicas falam dos forrós da rua São João, quadrilhas, fogueiras, pamonha, canjica e quentão, lembrando também de amores e saudades, mocidade, belas meninas, pífanos, músicas som de concertina, bacamarteiros, zabumbeiros.

“Jubilaremos 100 anos de tradição/de forró e de quadrilha/na rua de São João”, diz o refrão da faixa 01 do CD, intitulada de ‘O centenário da rua São João’. Os versos desta faixa do CD terminam assim: ‘Não podemos esquecer/como vibrava este cenário/nas noites lindas tão belas/nos recorda ao centenário/saudosamente lembramos/assim parabenizamos/o grandioso aniversário’.

Segundo o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Ézio Déda, foram produzidos mil exemplares do CD, dos quais 75% serão distribuídos para a imprensa e formadores de opinião, além de setores públicos do Estado e do município, ficando 25% para o autor.

Já o diretor-superintendente do Instituto, José Edson Pereira Lima, em mensagem de apresentação na capa do CD, afirma que o Banese, através de diversas ações estruturantes de fomento e incentivo à produção artística local, demonstra o seu compromisso com a cultura sergipana.

“O Instituto Banese sente-se honrado em poder contribuir com o registro sonoro de uma importante manifestação da cultura popular em nosso estado. Os festejos juninos da rua São João completam 100 anos, atestando a tradição de uma cultura que resiste sem perder a genuinidade”, diz o superintendente na mensagem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.