Instâncias de participação popular promovem a cidadania em Aracaju
“Demos um salto muito grande, pois mais de 65 mil pessoas já ofereceram sua contribuição através da participação popular. Os cidadãos estão compreendendo a importância de oferecer seu apoio na gestão da cidade. Nosso desafio agora é fazer com que as pessoas continuem acreditando nessa proposta”, frisou o secretário de Participação popular, Frederico Romão.
Além do conhecido Orçamento Participativo, destacam-se entre as instâncias de participação popular as Conferências Municipais, onde os cidadãos puderam auxiliar na estruturação e funcionamento de grande parte dos setores do governo, como a saúde, a educação, a assistência social e a habitação; o Congresso das Cidades, evento responsável pela reunião de mais três mil indivíduos, que participaram de 22 mesas temáticas e ajudaram a elaborar o Plano Aracaju + 10, com propostas de médio e longo prazo para o desenvolvimento da capital sergipana.
As audiências públicas, realizadas em todas as comunidades, também representaram um ponto importante da atuação popular, onde os aracajuanos puderam discutir projetos municipais, como o Projeto Integrado da Coroa do Meio, que contou com um total superior a 1500 participantes nas três audiências públicas realizadas.
Outro grande foco de atuação são os Conselhos Municipais, que atuam em áreas que variam desde a defesa dos direitos da criança e do adolescente até a normatização da ocupação e uso do solo urbano. Um dos conselhos de criação mais recente é o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, que já vem demonstrando grande colaboração no sentido de melhorar a alimentação da população de Aracaju. “Estamos engatinhando junto com este conselho que já mostra sua importância na segurança alimentar do município. Estamos, como nos outros conselhos, lançando sementinhas para que logo a população colha os frutos ao ganhar uma considerável melhoria em sua qualidade de vida”, afirmou a conselheira Yolanda de Oliveira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Instâncias de participação popular promovem a cidadania em Aracaju – Foto: Márcio Dantas