[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Educação Especial Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação (SEED) ,por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez do Estado de Sergipe (CAS), está promovendo para a comunidade o Curso de Iniciação a Libras e Libras Básico. As aulas acontecerão uma vez por semana no Centro de Qualificação Profissional (CQP). Os interessados poderão fazer a inscrição até esta quarta-feira, 1º de agosto, na sede do CAS, localizado no 26º andar do edifício Estado de Sergipe em horário comercial. 

Esse curso é mais uma ação da SEED que, respaldada pelas orientações de uma política nacional, define como prioridade que a pessoa com necessidades educacionais especiais tenha uma educação de qualidade na perspectiva inclusão. Por isso o Serviço de Educação Especial Inclusiva vem desenvolvendo ações a partir do assessoramento pedagógico, administrativo e jurídico.

"Somos constituídos de um núcleo de saúde, que realiza o diagnóstico clínico, e um núcleo pedagógico que faz o diagnóstico psicopedagógico. Com isso estamos inserindo uma nova política que está remodelando ações no atendimento a pessoa com necessidades educacionais especiais", informou a diretora do Serviço de Educação Especial Inclusiva, Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano.

 Chrystiane Vasconcelos disse que o aluno é atendido a partir do momento em que a escola identifica nele um comportamento de aprendizagem diferente. "Esse aluno é encaminhado para a Diretoria Regional de Educação que responde por aquela unidade de ensino para ser feita a solicitação ao Serviço de Educação Especial. Após o diagnóstico ele é encaminhado para uma Escola Inclusiva de Referência do estado", a diretora destaca ainda que o esse serviço pode ser solicitado espontaneamente pela sociedade, mesmo que a pessoa não esteja matriculada em uma escola da rede.

Recursos pedagógicos

No início do mês de julho foi lançado do projeto ‘Salas de Apoios Pedagógicos Multifuncionais’. Na ocasião foi entregue kits de recursos pedagógicos para atender 1.500 alunos com necessidades educacionais especiais. Sergipe conta hoje com 10 salas preparadas para atender esse alunado. Neste sentido, o serviço está sendo estruturado com o objetivo de oferecer apoio educacional nos diferentes estágios de desenvolvimento do aluno com algum tipo de deficiência, transtorno global ou altas habilidades.

Novos cursos

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), irá oferecer um curso de especialização à distância para qualificar professores que já atuam na perspectiva da educação inclusiva. Serão ofertadas 275 vagas nos cursos de Educação na Diversidade, Inclusão Educacional do Deficiente Visual, Educação de Pessoas com Deficiência Mental, Prática de Educação Especial, Educação e Altas Habilidades, Formação no Atendimento ao Aluno com Deficiência no Ensino Fundamental, Atividade Física para Pessoas com Deficiência Física, Formação de Atenção para Alunos com Deficiência Auditiva e Tecnologia da Informação na Educação Inclusiva.  As datas dos cursos ainda serão definidas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.