[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde a última quarta-feira, 1º, até o dia 31 de janeiro de 2010, estão abertas as inscrições para o curso de formação continuada e especializações do Programa Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Sergipe (ProEduc). Alinhado à política nacional de formação do Governo Federal, o programa está ofertando mais de 4 mil vagas a fim de capacitar professores, técnicos e funcionários atuantes nas redes estadual e municipais de ensino.

As inscrições podem ser feitas por meio da Plataforma Paulo Freire, disponível no portal do professor no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Gerenciado pela secretaria, o ProEduc vai possibilitar, a partir do primeiro semestre de 2010, além da graduação de docentes nos cursos de licenciatura, cursos de formação continuada até 300 horas e especializações em diversas universidades públicas e institutos federais, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFSE), dentre outras instituições superiores públicas de ensino.

Desde o dia 15 de outubro os professores iniciaram o cadastramento na Plataforma Freire efetivando a pré-inscrição nos cursos de formação inicial oferecidos nos 14 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS), atendendo ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).

Para a formação contínua estão sendo oferecidos 14 cursos, a exemplo do Gestar II para professores de Matemática e Português, Formação para Atendimento a Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, cursos na área de Tecnologias Educacionais, dentre outros. Já para a especialização, estão sendo ofertadas 1.250 vagas para o curso de Mídias na Educação.

“As demais especializações serão ofertadas ao longo do ano de 2010. Estas ações começaram a ser construídas a partir de 2007, com a adesão de Sergipe e de outros estados ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”, explicou o diretor do Departamento de Recursos Humanos/Estratégico (DRHE), professor Jorge Costa Júnior. Na ocasião, segundo o diretor, os estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR) refletindo suas necessidades, demandas, prioridades e metodologias.

“Estas ações foram aprimoradas através do Decreto 6.755, de janeiro de 2009, quando foi instituído o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”, disse o professor Jorge Costa. Ele informou que, naquela ocasião, o PAR de Sergipe colocou dentre as demandas a formação inicial e continuada para professores da Educação Básica. “Esta ação foi incluída no nosso PAR objetivando garantir a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede pública”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.