[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A forma como vem acontecendo as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores gerou elogios por parte dos candidatos que encontraram nos pontos de inscrição um ambiente tranquilo e com boas acomodações. As inscrições, que começaram na terça-feira, 11, prosseguem até esta quinta-feira, 13, às 16h. No primeiro dia, foram entregues pouco mais de 3,5 mil currículos. A expectativa é que 12 mil inscrições sejam efetuadas. O resultado deverá sair na primeira quinzena de junho.

A pedagoga Cristina Campos Melo chegou às 9h no Colégio Gonçalo Rollemberg, em Aracaju, e saiu às 10h50 com a inscrição efetuada para o cargo de professor de nível II (do 1º ao 5º ano).  “A organização está 100%. Vi funcionários para tirar as nossas dúvidas, muitas cadeiras para que não ficássemos em pé na fila nem no sol, a distribuição das senhas, tudo, tudo muito organizado, demonstrando que a comissão do concurso pensou realmente no professor”, opinou a pedagoga Cristina Campos Melo. Com especializações em educação infantil e em psicopedagogia e uma experiência de 22 anos na área da educação em escolas da rede privada, ela está otimista com a aprovação. “Este é o meu sonho, trabalhar no Estado e estou confiante de que vou conseguir”, disse.

No primeiro dia de inscrição, o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, visitou todas as unidades de inscrição da capital, acompanhado do secretário de Educação, José Fernandes de Lima. Já o secretário adjunto da Administração, Marcelo Barbosa, esteve em alguns pontos de inscrição do interior. Nesta quarta-feira, Jorge Alberto vai a Estância visitar a DR1 que abrange os municípios de Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia, Tomar do Geru e Umbaúba. “É uma satisfação ver o processo seletivo transcorrendo com total tranquilidade, lisura, ética e transparência e estarmos vendo todas essas pessoas bem acomodadas nas filas e sem filas externas”, disse o secretário Jorge Alberto.

A professora de Matemática, Maria Aparecida Brito da Silva, elogiou a organização do processo. “Está tudo muito tranquilo”, disse. Ela se inscreveu no município de Itabaiana, onde mora com a família e pretende lecionar.

O concurso para contratação de professores de educação básica de diversas disciplinas foi lançado no último dia 29. Foram abertas 1.849 vagas a serem preenchidas em Aracaju e no interior do Estado para o período de um ano, podendo ser renovado por igual período. O salário para professor de Educação Básica I (Nível I) é de R$ 1.024,67 e para professor de Educação Básica II (Nível II), R$ 1.434,54.

Legalidade
 
Jorge Alberto explicou que os professores contratados vão substituir, ao longo dos próximos quatro meses, professores efetivos que estão afastados por motivos de licença, aposentadoria e também por estudos de pós-graduação. Ele acrescentou que a contratação temporária é legal, prevista na Lei 6.691, de 23 de setembro de 2009 e estabelece a contratação de servidores por tempo determinado para atender necessidade temporária do serviço em casos excepcionais de interesse público.

“A Secretaria da Educação solicitou a de Administração que tem a competência legal para realizar concursos públicos e seleções de pessoal, a contratação de professores de educação básica para atender situações de emergência que são previstas na legislação estadual e na Constituição desde que seja feita de forma justificada. Esta medida emergencial visa impedir que serviços essenciais sejam suspensos ou não realizados”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.