Inovações na hemeroteca da Segrase ampliam serviços prestados pelo órgão
A hemeroteca da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) está passando, desde o início deste mês, por mudanças que visam a otimização das suas atividades. A historiadora Anne Alice Freitas Costa, que antes era responsável apenas pela pesquisa e arquivamento dos Diários Oficiais, vai assumir o setor e publicará artigos sobre a história da Imprensa Sergipana na contracapa do Diário Oficial, além de ser responsável pela criação de uma galeria com os nomes e uma pequena biografia de todos os presidentes da Segrase, que ficará localizada na entrada do auditório do órgão.
“Assumir a hemeroteca está sendo novidade para mim. A responsabilidade de cuidar do acervo da Imprensa Oficial do Estado é muito grande e como historiadora me sinto realizada e feliz em estar ocupando esta função. Pretendo implementar mudanças que possibilitem a melhoria e maior durabilidade a este precioso acervo”, destacou Anne.
Outra novidade é a contratação de dois estagiários que auxiliarão no arquivo da hemeroteca e no trabalho de pesquisas históricas, cada um. Além disso, está previsto para o segundo semestre deste ano o lançamento do livro sobre a história da Imprensa Oficial Sergipana.
Com a finalização do processo licitatório para a aquisição de arquivos deslizantes para o setor, até a primeira quinzena do mês de março, estão chegando esses arquivos, que são equipamentos modulares que possuem trava de segurança e código de alarme para que não sejam perdidas peças do arquivo. Além disso, eles apresentam como maior vantagem a economia de área de arquivamento em relação aos sistemas convencionais, resultando em uma economia de espaço de 70%.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inovações na hemeroteca da Segrase ampliam serviços prestados pelo órgão – Anne Alice
- historiadora responsável pela hemeroteca / Foto: Ascom/Segrase