Infra-estrutura do bairro Cidade Nova garante tranqüilidade aos moradores no período de chuva
A intervenção feita em mais de 14 ruas incluiu a construção de muros de arrimo e instalação de defensas metálicas nas encostas dos morros, escadarias, drenagem, pavimentação e instalação de redes de esgoto sanitário. Todas as mudanças transformaram não só a aparência do lugar, mas principalmente a condição de vida das pessoas, que hoje é outra completamente oposta da vivenciada pelos moradores mais antigos.
A doméstica Elizângela dos Santos, moradora do bairro há seis anos, atestou essa transformação. “Quando chovia ninguém passava, porque o barro cedia. Na minha casa mesmo isso vivia acontecendo e o quintal já havia cedido várias vezes. Também não tinha rede de esgoto, a água suja passava na frente das casas. Agora está ótimo, a ambulância já pode passar, o táxi também quando a gente vem da feira com as sacolas. Antes não passava nem carro de mão”, relata a moradora da rua Cícero Soares Santos.
Tranqüilidade e segurança
As melhorias conquistadas pela população vão desde a infra-estrutura física das ruas, até a maior segurança na chegada e saída de suas residências, principalmente na região mais alta do bairro, que já esteve entre as três áreas de maior risco da cidade. Sinuosas e estreitas trilhas que não ofereciam as mínimas condições de passagem aos pedestres, deram lugar a vias calçadas por onde veículos podem transitar com toda a segurança.
Para a dona de casa Cássia Maria Santana, as chuvas que agora caem não deixam mais os moradores em vigilância, com medo de algum deslizamento de terra atingir as suas moradias. “Aqui mesmo nessa rua caiu um barranco em cima de uma vila e a gente ficava com medo até de caminhar, porque era um trecho estreito onde só passava uma pessoa por vez”, contou a moradora, que há nove anos reside na localidade. “Eu não deixava nem as crianças saírem de casa”, completou.
A obra, que permitiu à comunidade da região deixar no passado a antiga realidade de lama, poeira, buracos e a insegurança com que conviveram por anos, custou R$ 1.286,011, 11 e foi entregue pela prefeitura no último mês de março. As 14 ruas drenadas, pavimentadas e protegidas contra deslizamentos e acidentes, e mais o recapeamento asfáltico de outras oito vias, devolveram o respeito e a dignidade à população local.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Infraestrutura do bairro Cidade Nova garante tranqüilidade aos moradores no período de chuva – Fotos: Márcio Garcez