Informatização está presente em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde
O TAS é uma máquina que é responsável pelo registro dos procedimentos médicos dos usuários. Ela organiza a prestação dos serviços e propõe um maior conhecimento do paciente. Através do cartão SUS, os profissionais têm acesso ao histórico dos pacientes. Consultas, exames e aquisição de medicamentos ficam registrados no sistema e podem ser vistos em qualquer TAS da rede.
Atualmente o número de pessoas cadastradas no Cartão SUS já representa um percentual de 95% da população aracajuana e a SMS continua investindo no aperfeiçoamento do sistema. Aproximadamente 800 máquinas (TAS), das 920 entregues pelo Ministério da Saúde, já estão operando normalmente. Segundo Sândala, a SMS também implantou os TAS em algumas clínicas e laboratórios da rede privada. “Ao todo são 76 prestadores de serviços que, através de convênio com a prefeitura, atendem a população aracajuana. E os profissionais que atuam na rede privada também passaram por capacitação”, diz Sândala Teles.
Com o cartão e utilização do TAS, o usuário passa a ter uma história para saúde. Ficam registradas no sistema todas essas informações, que podem ser acessadas em qualquer unidade. Esse investimento em tecnologia tem contribuído para um maior controle dos serviços e melhoria do atendimento. O cadastramento pode ser feito em qualquer USF mais próxima da residência do usuário, sendo necessário somente documento de identificação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Informatização está presente em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde – Foto: Márcio Dantas