[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A última reunião do ano de 2013 do Conselho de Administração (Consad) da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), aconteceu na última quarta-feira, 18. Foi pauta desta reunião a apresentação e a discussão pelos Conselheiros dos dados técnicos e financeiros da Fundação até 2013, a fim de fazer um comparativo com os anos anteriores e, assim, analisar os resultados e apresentar as perspectivas para o ano de 2014.

A Fapitec encerra o ano com uma avaliação positiva, foram 14 editais lançados, totalizando um investimento superior a R$ 15 milhões no fomento a projetos de pesquisa e na formação de recursos humanos. Atualmente, são mais de 270 projetos vigentes produzindo conhecimento e resultados voltados para a Ciência, Tecnologia, Inovação (C,T&I), apoiando o desenvolvimento do estado de Sergipe. Além de resultados técnicos e financeiros foram apresentados o Senso de Pesquisadores, dividido por titulação, gênero, área de conhecimento, instituição e formação, assim como os dados sobre a aplicabilidade dos recursos financeiros em editais, programas e bolsas.

Dentre as informações repassadas pelos gestores da Fapitec aos Conselheiros, chama a atenção a equivalência no Estado entre os pesquisadores doutores do sexo masculino e feminino (1,1:1). Além disso, embora as diferenças não sejam tão marcantes entre algumas áreas, verifica-se nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias uma maior demanda de projetos. Entretanto, a área de Ciências Humanas concentra o maior número de doutores do Estado.

O convênio da Fundação e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) com a Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep), marca o investimento em projetos na área de inovação e tecnologia. “Os resultados desse ano são positivos. Revela o avanço do apoio que o Governo do estado de Sergipe tem dado à inovação, com discussões voltadas não só para a ampliação da distribuição de recursos entre as instituições de ensino e pesquisa, mas também com o setor empresarial e o setor público. Nosso desafio é ampliar tais ações e difundir a ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade de vida da população”, salientou o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

Na ocasião, foi realizada também homenagem ao ex-conselheiro do Consad e pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo, pela participação e contribuição valiosa ao Conselho. Feliz com a homenagem, o ex-conselheiro se despede do Consad com um Certificado de Menção Honrosa pela atuação. “É uma honra receber essa homenagem. Eu desejo vida longa à Fapitec. Acredito que o Conselho tem um papel muito importante: dar voz aos pesquisadores, e evoluímos nisso”, agradeceu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.