[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade às visitas técnicas nos municípios que operacionalizam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Frutos da Terra), uma equipe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) esteve nesta quarta-feira, 21, na cidade de Propriá.

Durante o encontro, os técnicos acompanharam, discutiram e aperfeiçoaram os instrumentos de execução do Programa. “Durante a conversa que tivemos com a coordenação local do PAA no município, fomos informados sobre a necessidade de inserção de novos produtores no programa. A nossa visita tem o propósito de avaliar as demandas dos municípios, além de orientar os coordenadores”, explicou Rosangela Alves .

A equipe também percorreu as entidades beneficiadas pela doação dos alimentos para conversar e esclarecer as dúvidas dos dirigentes das entidades. As visitas foram iniciadas na terça-feira, 20, e seguem até o fim do mês. Ao todo, os 12 municípios beneficiados pelo programa serão monitorados pelos técnicos.

A coordenadora de uma das instituições beneficiadas, o Centro de Referência da Assistência Social Dom José Brandão de Castro, Bárbara Souza, destacou a importância do programa para os beneficiários do local. “Aqui acontecem várias atividades que beneficiam diretamente a comunidade, através do Peti e Projovem. Com os alimentos que recebemos do PAA, podemos oferecer alimentos nutritivos e livres de agrotóxicos”.

A secretária de Assistência Social de Propriá, Rosângela Lima, agradeceu pela execução do programa em seu município. “O PAA é maravilhoso, pois beneficia as pessoas atendidas nas entidades, além de melhorar a vida dos agricultores familiares da cidade. Só temos que agradecer e lutar para que o programa seja ampliado aqui no município”.

O PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos é, nacionalmente, uma das ações mais importantes para beneficiar os agricultores familiares e a população que depende de instituições como creches, escolas e asilos para se alimentar bem. Em Sergipe, o PAA recebe o nome de Frutos da Terra porque valoriza o que é produzido pelos agricultores e alimenta com qualidade milhares de crianças, jovens e idosos.

O PAA Frutos da Terra atende a agricultores familiares e assentados da reforma agrária, organizados em grupos formais ou informais, que têm a garantia de venda e escoamento de seus produtos no valor de até R$ 4,5 mil por agricultor/ano, além das pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por entidades socioassistenciais.

O programa é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com governos de Estados e Municípios, e atende em Sergipe, através da Seides, a 12 municípios que já aderiram à ação: Pedra Mole, Santa Luzia do Itanhi, Monte Alegre, Propriá, São Cristóvão, Muribeca, Poço Redondo, Ribeirópolis, Itaporanga D’Ajuda, Estância, Umbaúba e Moita Bonita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.