Inclusão Social e Casa Curta-SE levam crianças e adolescentes ao cinema
As crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Renascer e pelas instituições parceiras e conveniadas com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) vão ao cinema nesta semana. As sessões são fruto de uma parceria entre a Secretaria e a Casa Curta-SE.
A garotada vai curtir o 5° Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) em sessões especiais, assistindo aos filmes "As aventuras de Azur e Asmar", "Um presente para Winky" e "O ladrão Hotzenplotz". A partir desta segunda-feira, 24, até quinta-feira, 27, cerca de 50 crianças e adolescentes irão animar ainda mais cada uma das três sessões diárias. Ao todo serão distribuídos 600 convites.
Da Fundação Renascer irão crianças e adolescentes das unidades protetivas (abrigos) e da unidade de semi-liberdade. "É muito importante envolver a criança e o adolescente com a comunidade. Eles ficam aqui ‘institucionalizados’ e atividades fora das dependências das unidades ajudam a criar essa interação social", explicou Zezé Batista, diretora operacional da Fundação.
Além dos jovens da Fundação Renascer, irão crianças e adolescentes do Lar Imaculada Conceição e do Instituto Criliber.
Os filmes
"As aventuras de Azur e Asmar"
Quando Azur e Asmar eram pequenos, foram amamentados pela mesma mulher, a mãe de Asmar e babá de Azur. Ela sempre contava a história da Fada dos Djins, aprisionada, numa gruta de luz, esperando por um salvador. Educados como dois irmãos, eles foram cruelmente separados e só se encontram já crescidos como rivais, quando partem em busca da fada.
França, 2006
Duração: 99 minutos
Diretor: Michel Ocelot
"Um presente para Winky"
Winky Wong é uma menina chinesa que se muda para a Holanda. Ela precisa se adaptar, aprendendo hábitos e tradições. Quando fica sabendo que as crianças podem pedir o que querem ao Papai Noel, ela faz um pedido quase impossível, difícil mesmo de ser atendido.
Holanda, 2005
Duração: 90 minutos
Diretor: Mischa Kamp
"O ladrão Hotzenplotz"
Hotzenplotz é um famoso ladrão, que só rouba aquilo que gosta. Se ele não tivesse roubado o moedor de café da vovó, os meninos Kasperl e Seppel não precisariam se arriscar, o policial Dimpfilmosir nunca teria conhecido a vidente e o seu crocodog Wasti (um cachorro transformado em crocodilo). E a bela fada Amarílis teria continuado a sofrer, transformada em um sapo pegajoso.
Alemanha, 2005
Duração: 81 minutos
Diretor: German Roll
O Festival
Em sua quinta edição, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) traz um painel de 45 filmes voltados ao público infantil. O evento acontece nas salas do complexo de cinemas Cinemark, de 31 de agosto a 7 de outubro, em oito cidades brasileiras. Em Aracaju, o FICI começou no dia 21 e segue até o dia 30 de setembro, com ingressos a R$ 4 para todos (meia-entrada).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]