[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social e primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, participou nesta segunda-feira, 21, do XII Fórum de Governadores do Nordeste, realizado no município da Barra dos Coqueiros, Sergipe. Criado como forma de integrar os projetos políticos de cada estado da região, o Fórum é essencial à promoção do desenvolvimento integrado do Nordeste brasileiro e contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rouseff.

De acordo com a secretária Eliane Aquino, o Fórum é o espaço ideal para discutir políticas de integração social. “A presidenta Dilma tem colocado muito em pauta a erradicação da miséria. Durante o Fórum foi destacado o quanto o Governo Federal está trabalhando em conjunto com os Estados e municípios para fortalecer as políticas públicas e políticas integradas. Sergipe está incluso nesse processo de desenvolvimento, reforçando a necessidade de integrar aquelas pessoas que ainda não são beneficiados por essas políticas”.

Combate à desigualdade

O evento foi aberto pelo governador Marcelo Déda, que ponderou a necessidade de realizar um esforço específico para combater os índices de desigualdade que ainda marcam a sociedade nordestina.

“Se é verdade que a economia do Nordeste tem crescido mais que a média brasileira e que os maiores avanços na luta contra a miséria e a pobreza vieram da nossa região, não é menos verdade que a desigualdade ainda é uma marca da sociedade nordestina”, afirmou.

Desafios

A presidenta Dilma Roussef afirmou que é “impossível” cumprir a meta de erradicação da miséria estabelecida pelo atual governo sem erradicar a miséria no Nordeste. “Só conseguiremos reduzir a desigualdade regional se fizermos aqui um pouco mais do que fazemos no resto do Brasil porque aqui há uma trajetória de desigualdade que vem da oligarquia, da escravidão. Temos que fazer um esforço imenso. Por isso, eu tenho um compromisso, eu diria, de alma, com esta região”, afirmou. Segundo a presidenta, o Nordeste precisa continuar crescendo num ritmo mais adiantado que o Brasil.

A presidente também defendeu que haja um esforço concentrado para desenvolver o semiárido nordestino. Segundo ela é preciso diferenciar, em termos de investimentos, as regiões nordestinas menos desenvolvidas das mais industrializadas. “Não há solução para o nordeste sem solução para o semiárido nordestino. Temos que regionalizar nossas ações. Os territórios menos desenvolvidos têm de ser incorporados. Temos que ter ótica de território”, disse.

Participaram do evento os governadores de oito estados nordestinos, uma vez que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, não pode participar e foi representada pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira. Também participou do evento o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, já que o estado tem parte de seu território na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), além de ministros de Estado, deputados federais, estaduais, senadores, prefeitos, a presidenta da Assembléia Legislativa de Sergipe e secretários de Estado de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.