[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os diretores e coordenadores de departamentos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) participaram na manhã desta sexta-feira, 11, de uma reunião para traçar o planejamento estratégico da Seides e definir os principais focos de atuação da secretaria em 2011.

A reunião foi articulada pela secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, que destacou o encontro como fundamental para aperfeiçoar e qualificar o trabalho executado na secretaria. “Durante a reunião precisamos pensar nos projetos que desenvolvemos na secretaria e nos voltarmos para um mesmo foco, para o mesmo objetivo. Esse é o espaço para que haja intersetorialidade entre os departamentos e para que pensemos a integração com outras secretarias, órgãos de Governo e externos à administração estadual”, ressaltou.

A reunião consolidou cinco eixos estratégicos para o trabalho: Erradicação da extrema pobreza; Atenção à criança e ao adolescente em situação de risco; Defesa civil; Formação de capital social e o Fortalecimento da gestão das políticas.

Especificidades

Na Erradicação de Extrema Pobreza os principais programas elencados foram o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social, Bolsa Família e Cadastro Único no Estado de Sergipe. Além dos projetos de Segurança Alimentar, Inclusão produtiva da população de baixa renda  e o Casa Nova, Vida Nova.

Na atenção à criança e ao adolescente em situação de risco, destacou-se o sistema de atendimento protetivo, socioeducativo, preventivo e o fortalecimento da Rede de Criança e Adolescente.

Já no Eixo da Defesa Civil foi ressaltada a estruturação e regulamentação da Defesa Civil Estadual e sua Política, o mapeamento das áreas de risco no Estado de Sergipe, o Plano de obras estruturantes de prevenção aos riscos mapeados no estado.

Na formação de capital social, ficou definida a consolidação da “rede” de assistência social, com ações, projetos e atividades. Entre os principais objetivos, fortalecer a comunicação e integração da rede; estruturar conselhos e ONG’s; estimular formação de novas associações e cooperativismo e capacitação dos atores.

Na conclusão do planejamento, foi definido o fortalecimento da gestão das políticas, reestruturação e formalização da gestão, integração entre Programas da Secretaria e Programas de Governo,  a padronização e desburocratização dos serviços internos e monitoramento e avaliação dos programas e projetos da Secretaria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.