[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), promove na próxima quinta e sexta-feiras, 28 e 29, o I Encontro de Religiosidades de Matriz Africana do Estado de Sergipe. A abertura do evento será às 18h no hotel D’’Burguês, localizado na rua Urbano Neto, 121, bairro Coroa do Meio, em Aracaju-SE.
 
Na ocasião, serão lançados o catálogo ‘Casas de Religiosidades de Matriz Africana em Sergipe’ e a Cartilha Pedagógica ‘As Religiosidades de Matriz Africana e a Promoção da Igualdade Racial’. O encontro contará ainda com apresentação dos grupos culturais ‘Ogum do Sol’ e ‘Quilombo’. Ao final do encontro haverá a aprovação de documento sobre a liberdade religiosa que deverá ser entregue ao governador do Estado, Marcelo Déda.
 
No dia 29 de julho, o evento conta com palestras do sergipano Fernando Aguiar sobre a religião de matriz africana de Sergipe; e de Marcelo Monteiro, de Brasília, que irá proferir um seminário sobre a Ancestralidade Africana. Os cariocas Jairo Pereira e Yá Dolores Lima versarão sobre o cosmo visão africana e a lenda de Ododuwá, e sobre a intolerância religiosa e organização da religião de matriz africana.
 
O projeto Ododuwá tem o objetivo de traduzir a pluralidade e reconstruir a identidade racial e religiosa das comunidades de matriz africanas. A iniciativa cria espaços de debates e realiza o resgate histórico dos caminhos percorridos pelos grupos de religiosidades africanas.
 
O trabalho foi possibilitado através de uma emenda do então deputado federal Iran Barbosa e lançado pela Seides em maio deste ano com oficinas socioeducativas. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.