[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Esperança por dias melhores na perspectiva da tão sonhada autonomia financeira. Este foi o sentimento que predominou entre os 197 alunos dos cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) por meio do Programa de Inclusão Produtiva. Na festa de entrega dos certificados, ocorrida na tarde de ontem com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária Rosária Rabelo, da Semasc, os alunos não esconderam a felicidade por ter a oportunidade de participar da capacitação técnica promovida pela Prefeitura de Aracaju para viabilizar às pessoas de baixa renda o acesso ao mercado de trabalho. “Receber esse certificado é autenticar a minha entrada no mercado de trabalho. Estou muito feliz”, comemorou a jovem Daniela Santos de Amorim, 24 anos.

Para Daniela, que participou do Curso de Bijuteria, o curso lhe proporcionou a realizar um sonho. “Agora posso ajudar meu companheiro com as contas e garantir uma vida mais digna para meus filhos”, complementou Daniela assim que recebeu a certificação de conclusão do curso. Também participaram da solenidade os secretários municipais Sílvio Santos (Governo) e Bosco Rolemberg (Chefe de Gabinete do Prefeito), além da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira, e a presidente da União Brasileira de Mulheres, Ivânia Pereira.

Assim como Daniela, os demais alunos não esconderam a emoção. Jessivânia do Nascimento, 17 anos, que recebeu certificado pela participação no Curso de Decoração de Caixas no Centro de Referência da Assistência Social do Porto Dantas, revelou seus planos pós curso. “Eu pretendo continuar desenvolvendo a atividade. Não tenho trabalho e este aprendizado me fará ter uma renda extra. Por isso, foi muito bom participar do curso”, comentou a jovem. Já Mércia Maria de Jesus, 33 anos, participou do Curso de Produção de Alimentos e, assim como Jessivânia, já vislumbra dias melhores em sua vida a partir do aprendizado proporcionado pela Semasc. “É com certeza um aprendizado a mais. Eu trabalho com manipulação de alimentos, mas esse curso foi uma ótima oportunidade para eu aumentar minha renda e meu aprendizado. Quero continuar aprendendo mais e mais atividades como essa”, disse Mércia muito feliz com a conclusão do curso.

Daniele Santos da Silva, 18 anos, participou do Curso de Bijuterias, promovido pela Semasc em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM) e também ressaltou a importância de ampliar conhecimentos. “Quanto mais oportunidade surgir melhor. Quero continuar participando. O certificado é muito importante, pois é ele a única forma de comprovar minha qualificação para entrar no mercado de trabalho”, comenta a jovem.

Maria Lúcia Santana, 35 anos, participante do Curso de Bijuteria no CRAS do Japãozinho, também não pretende parar no tempo. “Foi muito importante participar desse curso. Além de aumentar minha renda, me estimulou a aprender outras atividades. Quero continuar fazendo os cursos e crescendo em oportunidades”, disse Maria Lúcia.

Sucesso

Durante a entrega dos certificados em solenidade realizada no auditório da Sociedade Semear, foram colocas em exposição algumas peças decorativas produzidas pelos alunos dos cursos promovidos pela Semasc. As peças artesanais, acessórios e as camisetas estilizadas chamaram a atenção das pessoas que acompanharam a solenidade. O prefeito Edvaldo Nogueira e outras pessoas que estavam presentes no evento fizeram questão de adquirir as peças expostas no local imediatamente e se encantaram com o talento dos alunos e a perfeição dos trabalhos manuais. “Comprei uma blusa e um colar”, comemorou Lucineide Rodrigues da Silva, que trabalha como recepcionista da Sociedade Semear. Além de encantada com a qualidade dos produtos expostos, a recepcionista da Sociedade Semear elogiou o Programa de Inclusão Produtiva. “É muito interessante esses programas. As pessoas de baixa renda adquirem renda própria e podem entrar no mercado de trabalho, sem contar que eles são bastante talentosos. Comprar esses produtos é um estimulo à cidadania”, conceituou Lucineide

Toda renda adquirida por meio da comercialização dos produtos confeccionados durante as aulas práticas dos cursos profissionalizantes são revertidos para a compra de materiais para a confecção de novos produtos. Os alunos comemoraram a receptividade do público. Edileide Santos Souza, 22 anos, que participou do Curso de Bijuteria, garante que o curso lhe dará novas oportunidades. “É muito gratificante”, resumiu. “Muita coisa vai mudar na minha vida. Agora vou ter minha própria renda e quem sabe mais tarde abrir uma lojinha”, complementa Edileide.

A gerente do Programa de Inclusão Produtiva da Semasc, a assistente social Luzia Nascimento, explica os objetivos deste programa social, criado pela Semasc na perspectiva de gerar autonomia financeira às pessoas de baixa renda, especialmente aquelas inclusas no Programa Bolsa Família. “O principal objetivo dos cursos é gerar uma fonte de renda para as famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, além de proporcionar aos participantes uma alternativa de aumentar a renda e aprender uma ocupação”, diz Luzia. “Sem contar que esse auxílio faz com que essas famílias não dependam somente do dinheiro do Bolsa Família, de forma que elas desenvolvam suas próprias habilidades e gerem a sua própria renda”, ressaltou a gerente.

Na cerimônia de abertura, aconteceu uma apresentação de flauta com participação de crianças e adolescentes inclusos no Programa Um Canto em Cada Canto’, também da Semasc. Os garotos emocionaram o público, especialmente quando a garotada entoou ‘Asa Branca’, uma composição do rei do baião Luiz Gonzaga. Na solenidade, Marlete Santos, que participou do Curso de Costumização, discursou, emocionada, representando todos os alunos que receberam os certificados. “Quero, em nome de todas as famílias beneficiadas, agradecer à secretária Rosária Rabelo, ao prefeito Edvaldo Nogueira e a todos que proporcionaram esses cursos”, comentou. “Espero que todos possam aproveitar bem essa oportunidade porque, por experiência própria, é possível gerar renda com esses cursos. Muito obrigada pela oportunidade. Espero que a Secretaria (de Assistência) continue realizando outros para que possamos participar”, completou, Marlete sem esconder a emoção.

A assistente social Lizandra Vieira, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, parabenizou a iniciativa da Semasc. “A Secretaria (de Assistência Social e Cidadania) está de parabéns. Este é o caminho da inclusão. Não há outro meio senão pelo estimulo para que essas famílias possam entrar no mercado de trabalho”, ressaltou a presidente do Conselho.

A secretária Municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, após cumprimentar todos os presentes, ressaltou a importância do investimento e esforços da Prefeitura de Aracaju para manter os programas sociais, especialmente o de Inclusão Produtiva para proporcionar oportunidade de acesso ao mercado de trabalho. “Quero parabenizar principalmente as mulheres, pois são vocês o maior número de pessoas matriculadas nesses cursos promovidos pela Prefeitura de Aracaju por meio da Semasc”, observa Rosária. “Hoje, no Brasil, muitas mulheres estão assumindo o papel de chefes de família e por isso têm ido à luta para conseguir sustentar seus lares e estes cursos de inclusão produtiva são um complemento ao beneficio do Bolsa Família, que hoje tem sido uma porta de saída para que as famílias possam desenvolver sua própria renda”, comenta a secretária, destacando a importância das parcerias firmadas pela Semasc para realização dos cursos. “Muitas instituições estão sendo nossos parceiros nesse projeto, a exemplo do Instituto G. Barbosa, União Brasileira da Mulher (UBM), a Fundação do Trabalho… e isso tem sido fundamental para o nosso crescimento”, completou a secretária.

Veja mais…

Prefeito entrega certificados de conclusão de cursos a alunos do Programa de Inclusão Produtiva[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.