[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4, um encontro com os coordenadores e técnicos de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para a Pessoa Idosa, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos profissionais quanto às deliberações da nova Portaria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nº 848, de 28 de dezembro de 2010.

O encontro coordenado pelos técnicos do Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria contou com a participação de profissionais dos territórios do Alto Sertão, Sul Sergipano, Agreste Central e Leste Sergipano.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica, Aída Santana, a iniciativa, além de mostrar as atribuições do Poder Público, é uma forma de conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistênciais para Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos.

“Muitas vezes nas visitas técnicas que são realizadas nos municípios, os técnicos de referência não participam das reuniões, e aí, fica difícil saber quem de fato está trabalhando com esse serviço. Hoje, além de um maior conhecimento e aproximação com a Seides, os técnicos vão passar a ter um entendimento maior sobre o serviço e a Tipificação Nacional”, observou a coordenadora.

    A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nossa Senhora da Glória, Niziane Monteiro, acredita que o encontro vai auxiliar o dia a dia dos técnicos. ““Essa capacitação vai melhorar o serviço que já temos implantado em nosso município””. As palacras de Niziane foram reforçadas pela assistente social do CRAS de Itabaianinha, Dayane Guimarães. “Esses encontros nos aproximam e trazem informações relevantes para melhorar o trabalho lá na ponta”.

Responsabilidade

Na conformação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Estado tem a responsabilidade de capacitar os profissionais das prefeituras. Desde a semana passada a Secretaria vem realizando encontros com os coordenadores e técnicos dos municípios sergipanos que trabalham na execução de programas do Governo Federal, tais como ProJovem, Peti e Idosos. Na próxima quinta-feira, 5, acontece mais uma reunião, desta vez para atender os profissionais que lidam diretamente com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 anos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.