Inclusão e prefeituras discutem ações sociais integradas
A secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) promoveu na manhã desta quinta-feira, 6, em seu auditório, uma reunião com todos os secretários municipais de Assistência Social e a equipe técnica da gestão estadual. O objetivo da convocação foi apresentar um plano de metas para 2010 e viabilizar o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social, através do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Sergipe.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci, a realização de discussões como essa servem não apenas para planejar ações conjuntas, mas também para esclarecer melhor as atribuições de cada ente federado na área de assistência e desenvolvimento social.
“O trabalho precisa acontecer de forma continuada para que Governo Federal, Estado e municípios efetivem essa política, enquanto direitos essenciais dos cidadãos”, afirmou Maria Luci, reforçando a importância de realizar ações conjuntas.
Presente na reunião, a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, aproveitou o espaço para esclarecer os trabalhos realizados pela inclusão produtiva, que vão desde o programa Bolsa Família à inscrição no Cadastro Único.
“Agora os gestores municipais passarão a conhecer mais e melhor os nossos serviços através da política de assistência e de monitoramento do Suas, uma vez que o Ministério do Desenvolvimento Social e o Governo do Estado realizam ações integradas. Um passo importante para que as ações sejam conjuntas é ouvir as demandas municipais, pois a política estadual passa a ser melhor definida com os reclames locais de enfrentamento e de apoio técnico-operacional ou financeiro”, informou Heleonora.
Integração
Para o secretário de Assistência Social do município de Salgado e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Adelvan Macedo, esta é uma fase de materialização de uma política pública fundamental.
“A iniciativa de convidar os gestores municipais para conversar sobre seus municípios é bem oportuna, pois cria um espaço de democracia e de participação mútua pela consolidação do sistema único”, avaliou o presidente do Coegemas.
Já a secretária de Ação Social de Maruim, Débora Tavares, aproveitou o convite para expor a realidade de seu município e agradecer as ações eficazes da Seides no combate às enchentes e de ajuda às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que caíram no início de abril em Sergipe.
“A gestão estadual vem realizando um trabalho louvável. A certeza disso é mostrada a partir de convocações para reuniões como esta, em que fica possível dialogar e deliberar ações de modo democrático com os gestores municipais e com o Estado. Além disso, vim para agradecer o socorro emergencial e de prevenção às chuvas que o Governo vem prestando ao município”, considerou a secretária de Maruim.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inclusão e prefeituras discutem ações sociais integradas – Encontro reuniu todos os secretários municipais de Assistência Social e a equipe técnica da gestão estadual / Fotos: Edinah Mary/Seides