Inclusão discute políticas sociais para mulheres em Brasília
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), participa até esta sexta-feira, 18, da Reunião das Gestoras Estaduais de Políticas para as Mulheres, que acontece em Brasília.
O encontro conta com a presença da coordenadora da CPPM, Neusa Malheiros, e tem como objetivo realizar o monitoramento do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, analisar a conjuntura política da implementação da Lei Maria da Penha, debater o enfrentamento ao tráfico de mulheres, além de discutir a Política Nacional de Abrigamento.
Na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República propõe a criação da Política Nacional de Abrigamento, que redefine as possibilidades de acolhimento provisório para mulheres em situação de violência no sentido de garantir segurança e proteção.
De acordo com Neusa Malheiros, a discussão sobre a Política Nacional de Abrigamento foi muito proveitosa. “O encontro foi muito positivo, todas as pautas foram importantes, mas a política de abrigamento é fundamental para que Sergipe e os outros estados discutam e implantem um sistema eficaz que possibilite o acesso à proteção e ao acolhimento das mulheres que sofrem violência doméstica”, ressalta Neusa.
Na oportunidade, também foram discutidos a eficiência da Rede de Serviços Especializados de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, o orçamento e finanças para apoio aos convênios ligados ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Sergipe realiza reuniões periódicas com a câmara técnica composta de representantes das coordenadorias municipais, a fim de discutir a política de atendimento às mulheres.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Inclusão discute políticas sociais para mulheres em Brasília – Neusa Malheiros